Narcos - México

Narcos-México seria a quarta temporada do seriado Narcos (Colômbia, de Pablo Escobar). Os produtores perceberam a riqueza de informações que chegavam aos roteiristas e resolveram criar outra produção, tratando somente do tráfico de drogas mexicano. Diferente da Colômbia controlada pelo Cartel de Medellín (Pablo Escobar), tendo como segunda facção criminosa o Cartel de Cáli (Irmãos Rodrigues), o México convivia com a corrupção policial, militar, política e judiciária, onde essas forças governamentais serviam a três Cartéis: Sinaloa, Juarez e Tijuana. Essa disputa pelo “mercado” das drogas desencadeou atos de violência sem precedentes no país, alimentando o noticiário internacional e chamando ainda mais a atenção dos EUA.

Diante desse caos, surgiu o “Barão” Félix Gallardo, um pé rapado inteligente, que conseguiu unificar as facções, dividindo em setores o tráfico de drogas, inclusive fora do México. Isso estabeleceu uma paz provisória.

Realmente a quantidade de informações verídicas não poderia limitar-se a alimentar a quarta temporada de Narcos (Colômbia), era preciso outra produção, e assim foi feito, resultando em um ótimo produto.

O evento da captura, tortura e morte de um agente do DEA, iniciou a ruptura dessa “paz”, foi uma decisão unilateral e errada, afrontou os americanos e com isso intensificou-se o combate às drogas no México, resultando na queda de muitos líderes de Cartéis e inclusive do “Barão”.

Esse tipo de seriado desnuda a podridão governamental, corrompida e a serviço do crime. Não é uma característica mexicana, é sistêmica e global. Receber dinheiro do crime, infelizmente está no escopo de muitos.

highlander
Enviado por highlander em 05/09/2024
Código do texto: T8144700
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.