O famoso cone do silêncio em ação.
O Agente 86 episódio 12: a visita de titia e titio
Capítulo na base de quiproquós causados pela necessidade de fingir. A tia e o tio de Smart, Bertha e Abner, iam chegar para uma visita, e nada sabiam da condição de agente secreto do sobrinho..O Chefe Taddeo havia avisado ao 86: se ficassem sabendo ele deixaria de ser útil ao Controle.
Isso claro é bobagem, pois todos os agentes da Kaos sabem que Maxwell Smart é o Agente 86 do Controle.
Mas o fato é que o casal chega logo na hora em que o 86 está brigando com o agente da Kaos que invadiu o seu apartamento para matá-lo. A partir daí os dois inimigos têm que fingir até que são amigos. Smart não pode revelar sua condição de agente, nem o outro, de espião da Kaos.
Curiosamente a trama começara numa sapataria dirigida por dois homens da Kaos, e não se vê bem que utilidade pode ter um tal reduto. Smart vai para lá por acaso, apenas querendo comprar um par de sapatos; mas quando ele troca os sapatos para experimentar, os dois espiões descobrem o sapatofone e comcluem que o suposto freguês é o Agente 86.
Furo da história: Smart se despede e vai embora sem pagar os sapatos adquiridos.
Na briga entre 86 e Victor, da Kaos, os dois são pegos pelo tapete, uma das armadilhas do apartamento de Smart.
Resenha do episódio 12 (My nephew the spy/Meu sobrinho, o espião) da primeira temporada da série norte-americana “Get smart” (Fique esperto; Universal, 1965), ou “Agente 86” no Brasil. Criação e roteiro: Mel Brooks e Buck Henry. Produção executiva: Leonard Stern. Produção: Jay Sandrich. Direção: Bruce Bilson. Roteiro: Arne Sultan e Marvin Worth. Música: Irving Szathmary. Fotografia: Robert H. Wyckoff.
Elenco:
Don Adams...................................Maxwell Smart (Agente 86)
Barbara Feldon...............................Agente 99
Chefe..............Edward Platt
Victor (Kaos).........Conrad Janis
Tio Abner...............Charles Lane
Tia Bertha.............Maude Prickett
Vendedor (Kaos) - Vincent Beck
Quando a Tia Bertha abre a porta a Agente 99, que escutava do lado de fora, desaba para dentro.
"Max, por que você precisa viver sempre de acordo com as regras?"
(Chefe)
O Tio Abner desiste de entender o que está acontecendo.
Desta vez só o trio habitual aparece. O secretário do Chefe, o tal Hodgkins, é apenas mencionado. A Agente 99 também aparece mas sua participação é mais secundária. Ela tem que fingir aos tios de Smart ser apenas uma empregada, e a Tia Beetha a trata com dureza, obrigando-a a trabalhar.
Quando agentes secretos têm de fingir, a vida pode ser dura!
Detalhe: Smart inventou um arquivo de papéis que mais parece uma torradeira, do jeito que, a um dos comandos, expele toda a papelada.
Rio de Janeiro, 31 de agosto de 2024.