Resenha:Decameron
Série Netflix baseada no livro homônimo de Giovanni Bocaccio, situado em 1348. No qual trata da Peste Negra que chegou à Península Italiana em 1347, trazida por navios genoveses que retornavam da Crimeia. Tal peste se espalhou rapidamente pela península, e atinge Florença em 1348.
Bocaccio, no seu Livro Decameron, descreveu as divergentes maneiras pelas quais as pessoas lidavam com a peste. Desde se trancarem em casas que ninguém tinha estado doente; até se divertirem e beberem sem moderação nas tavernas locais. E que, inclusive, o Poeta lamenta a morte de homens valentes, belas damas e jovens alegres.
Escrevera, a sua obra Decameron, provavelmente , entre 1348 e 1353. Histórias, na linha de Mil e Uma Noites, texto que possui 100 historias sobre cavaleiros e damas; trapaceiros e reprovados;amantes desventurados; monges e freiras lascivos; conforme a Public Domain Review.
Bocaccio se baseou em mitos gregos antigos, folclore indiano, fofocas locais e outras fontes, tecendo contos díspares para refletir sobre os temas: fortuna, amor e cavalheirismo.
Atores de Decameron (2024)
Sósia Mamet - Pampinea > nobre mimada;
Saoirse Monica Jackson - Misia > leal ser a de Pampinea
Tanya Reynolds - Lisisca > serva de Felomena
Amar Chada-Patel - Diones > médico de Tíndoro
Leila Farzad - Stratília >serva da vila
Lou Gala - Neifile > esposa de Panfilo
Karan Gil - Panfilo > marido de Neifile
Tony Hale - Sirisco >administrador da vila
Douggie McMcekin - Tíndaro > nobre hipocondríaco
Jessica Plummer -Filomena > nobre mimada.
Essa historia fora inspirada em contos italianos do século XIV.
Então, convido aos meus leitores a conferirem a série Decameron de Bocaccio. Vale a pena!