O diálogo entre Serena e seu namorado Dan. Este, diante da ameaça de expulsão que atinge a todos que estavam na festa, explica porque não pode perder sua matrícula: diferente dos demais, ele é apenas um aluno pobre e bolsista.

 

 

A Garota Fofoqueira episódio 12: drama na Escola St. Jude

 

Neste episódio emocionante, o passado continua perseguindo Serena van der Woodsen. E também vemos como uma pessoa regenerada ainda pode sofrer recaídas.

De passagem, é notável a expressividade da jovem atriz Blake Lively, que interpreta a personagem central da série, a Serena. Quase nada sabemos do periodo da internação num colégio de Connecticut. O que sabemos, e que agora está bem claro, é que Serena antes era quase uma delinquente juvenil e ao retornar a Manhattan era uma garota centrada e séria. E nos momentos em que ela fala mais seriamente, como no diálogo final com sua mãe Lily - quando consegue convence-la a não ressuscitar a antiga ligação com Rufus, pai de Dan - Serena é majestosa em sua humanidade.

Ela consegue evitar o desastre que a irresponsabilidade de Rufus - tão volúvel que mal se vê de novo separado da esposa já procura recriar a ligação com Lily, que acabou de ficar noiva de Bart Bass (o pai de Chuck) - configurava, com todas as consequências que isso poderia acarretar - Dan, namorado de Serena, viraria uma espécie de meio-irmão dela, o que seria constrangedor. Chuck, por sua vez, é cínico o bastante para se aproveitar da aproximação entre seu pai e a mãe de Serena, para voltar a se engraçar com Serena.

Chuck, um libertino calculista, encontra a chave que abriu o colégio.

Embaixo: Blair e Nate na piscina.

 

Resenha do episódio 12 do seriado "Gossip Girl": "School lies" (Mentiras escolares). Produção: Joe Lazarov, Jessica Queller e Amy J. Kaufman. Produção executiva : Bob Levy, Leslie Morgenstein, Stephanie Savage e Josh Schwartz. Roteiro: Lenn K. Rosenfeld. Desenvolvimento: Josh Schwartz e Stephanie Savage. Direção: Tony Wharmby. Com base nos livros de Cecily von Ziegesar.

Música: Transcenders.

 

Elenco:

 

Serena von der Woodsen.........................Blake Lively

 

Blair Waldorf......................................... Leighton Meester

 

Dan Humphrey.......................................... Penn Badgley

 

Nate Archibald........................................... Chace Crawford

 

Jenny Humphrey........................................ Taylor Momsey

 

Chuck Bass.................................................. Ed Westwick

 

Lily von der Woodsen..................................Kelly Rutherford

 

Rufus Humphrey..........................................Matthew Settle

 

Gossip Girl ou Garota Fofoqueira (voz)...........................................Kristen Bell

 

Também neste episódio: Robert John Burke, Linda Emond, Connor Paolo, Jessica Szohr, Nocole Fiscella, Nan Zhang, Reed Birney, Amanda Setton, Dreama Walker.

Vanessa, intrometida por natureza, conversa com Dan. Amiga de infância dele, é um carrapicho e Blair a hostiliza abertamente, tendo já alertado Serena. 

 

 "O que a B está escondendo?"

(Gossip Girl)

"No Upper East Side é fácil acreditar que o mundo é exatamente o que parece. Refinado, elegante, imponente. Só que às vezes basta uma pequena chave para que se abra uma porta para o lado selvagem."

(Gossip Girl)

"Por que você está me evitando?"

(Nate Archibald para Blair Waldorfe)

"Você não tem ninguém mais para infernizar?"

(Blair Waldorf para Chuck Bass)

Toda corrente tem seu elo fraco. É só uma questão de tempo para ele arrebentar."

(Gossip Girl)

"Você vai querer ver isso antes de entrar no covil de Blair Waldorf.'

(Vanessa para Dan)

"O Dan é meu namorado. E sei que somos muito jovens para saber se vai ser para sempre. Mas é como eu me sinto. (...) Eu preferiria ser meia-irmã do Chuck do que do Dan. Por favor, não faça isso comigo."

(Serena van der Woodsen para Lily van der Woodsen)

 

​​​​​​Ao conversarem sobre a situação crítica dos alunos envolvidos, Serena resolve confessar: primeiro a Dan, depois à diretora.

 

Mas a linha principal do episódio é a utilização ilegal da piscina do Colégio St. Jude, onde todo mundo estuda e que coincide com a chegada da nova diretora, a severa Queller (sobrenome da produtora Jessica, da equipe da franquia). Como depois Serena revela a Dan, nos velhos tempos antes de seu exílio no colégio interno, ela "meio que namorou" o capitão de uma equipe, que lhe deu cópia de uma chave que dava acesso à piscina escolar. E agora Blair Waldorf planejara uma festa clandestina no colégio, fora do horário de funcionamento e, sabendo que Serena ainda guardava aquela chave, conseguiu que ela abrisse para que um grupo de garotas se divertisse por lá. Serena infelizmente aceitou, mas a notícia se espalhou e logo havia rapazes também, inclusive Nate e Chuck. Serena teve a péssima ideia de chamar Dan, este trouxe a amiga e cineasta Vanessa. Esta vem com sua filmadora portátil, o que irrita Blair (as duas não se bicam). Mas um dos rapazes se machuca na piscina e torna-se necessário chamar socorro. O caso é descoberto e todos os envolvidos são reunidos e ameaçados de expulsão caso não apareça a pessoa que abriu a porta.

A turma combina um pacto de silêncio porém Serena, levada pela sua consciência e pela boa influência de Dan, procura a diretora e confessa. Esta tem um péssimo dossiê de Serena - muitas faltas, desrespeito a professores - mas a garota, muito séria, esclarece que já não é a mesma pessoa do dossiê. Em vez de ser expulsa recebe 25 horas de serviço comunitário - para depois descobrir que foi Bart quem a livrou, usando sua influência de ricaço e passando por cima da diretora.

Esse é o mundo dos ricaços de Manhattan, que Dan despreza e Serena, embora rica, também já despreza. Um mundo corrompido pelo dinheiro.

De passagem: Nate, julgando que Blair fora a culpada (por ter encontrado a chave em seu quarto), leva o objeto para a diretora e declara ter sido ele - mas não cola e recebe uma suspensão por mentir. Isso leva Blair a reatar com ele - o que parece incoerente pela dubiedade já demonstrada por Nate.

Note-se ainda que, apesar do deslize, Serena foi notavelmente digna em seu diálogo com a diretora, declarando-se disposta a aceitar o que ela decidisse. Ao confessar, Serena visou proteger Dan e todos os demais colegas. Inclusive Blair, que a meteu na encrenca, pois foi a organizadora da festa clandestina.

 

Serena dissuade sua mãe da loucura que pretendia fazer, "fugindo" com Rufus depois de ter comemorado o noivado com Bart.

 

Rio de Janeiro, 30 de julho de 2024.

 

Apêndice: para quem não conhece a série, uma informação: a "Gossip Girl" (garota fofoqueira) do título não é Serena nem Blair, mas uma pessoa misteriosa que mantém um blog de fofocas incrivelmente bem informada sobre os problemas dos ricaços (especialmente os estudantes de colegial) do Upper Side East, Manhattan.