Usagi chega a cogitar estudar engenharia genética ao ver o interesse de Mamoru pelo assunto. 

 

 

Sailor Moon Super episódio 4: recital de violino

 

SAILOR MOON SUPER episódio 4: recital de violino

Miguel Carqueija

 

Apesar da graciosidade da personagem e suas amigas, dá para notar diferenças de traço — afetando a qualidade — em episódios e fases diferentes do seriado de Sailor Moon dos anos 90. Mesmo sendo aquela série algo tosca visualmente falando — se comparada com a série da década de 2010 — há episódios que exploram muito o aspecto caricato da personagem, com excesso de caretas e bocas. A voz da dubladora na fase 3 da série também não ajuda muito. Embora seja uma série delicada, ela é bastante infantil em relação ao mangá. Parece ter havido uma preocupação especial em cativar o público infantil.

Estamos no arco S (Super Sailor Moon), que na verdade irá aprofundar a personagem. No mangá é o arco “Infinito” e por enquanto vemos apenas dois vilões (não contando as “yumas” geradas em estranhos ovos), o Professor Tomoe e sua assistente Kaolinite. O esquema dos primeiros episódios não varia muito: o sinistro professor gera um “ovo de demônio” (yuma) em seu laboratório, quando a coisa fica pronta arrebenta o recipiente de vidro e sai voando por um duto, percorrendo a cidade até encontrar sua vítima, incorporando em algum objeto para depois se revelar.

Assim, este episódio gira em torno de um recital de violino, com a apresentação de um jovem violinista que, tendo um “coração puro”, é a vítima visada. A yuma tem os meios de retirar o cristal etéreo do coração, com vistas a Tomoe — que busca os cristais certos, os três que juntos trarão de volta à nossa dimensão o perdido Cálice Sagrado, o Santo Graal. A pessoa que perde o seu cristal cai em coma e poderá morrer. Aí aparecem Sailor Moon e as outras quatro (Mercúrio, Marte, Júpiter e Vênus), e também as outras duas, que desta vez se apresentaram: Urano e Netuno, que declaram estar apenas atrás dos três talismãs (que formarão o Graal).

Na verdade elas seguem métodos diferentes, objetivos diferentes: querem evitar a destruição do mundo, e precisam dos talismãs, mesmo que seus portadores originais morram.

Sailor Moon e suas companheiras ainda não conhecem a verdade, mas de qualquer forma não irão querer o sacrifício de inocentes.

 

Transformação de Sailor Vênus.

 

Resenha do episódio 93 do seriado japonês “Bishojo senshi Sailor Moon” (A linda guerreira Sailor Moon), episódio 4 da terceira temporada, “A elegância de Michiru”. Toei Animation, Japão, 1994. Direção: Junichi Sato e Kunihiko Ikuhara. Argumento: Naoko Takeushi. Produção: Iriya Azuma e Kenji Õta. Roteiro: Yõji Enokido. Música: Takanori Arisawa.

Elenco de dublagem:

Sailor Moon (Usagi Tsukino)....................Kotono Misuishi

Sailor Marte (Rei Hino)............................Michie Tomizawa

Sailor Mercúrio (Ami Mizuno)..................Aya Hisakawa

Sailor Júpiter (Makoto Kino).....................Emi Shonihara

Sailor Vênus (Minako Aino)......................Rika Fukami

Mamoru Chiba (Tuxedo Mask).................Torú Furuya

Chibiusa....................................................Kae Araki

Sailor Plutão.............................................Shiyoko Kawashima

 

Haruka e Michiru assistindo ao recital.

 

“Pelo poder cósmico lunar!”

(Sailor Moon, palavras de transformação na terceira fase)

 

“Essas pessoas não sabem nada sobre boas maneiras.”

(Sailor Marte, falando de Sailor Urano e Sailor Netuno)

 

Admirada pelo talento de Michiru como violinista, Usagi Tsukino tenta imitar - mas a sua "performance" no violino é terrível.

 

Há detalhes engraçados no episódio. Entrando no apartamento de Mamoru Chiba (o Tuxedo Mask), Usagi fica perplexa ao deparar com um livro de engenharia genética — e ela não entende “bulufas” do assunto. E o pobre Mamoru ainda come (fingindo gostar) todos os biscoitos queimados que Usagi preparou.

A yuma que surge no recital é uma imitação de violino (sic) que não fala, mas emite uma música horrorosa e que leva as pessoas ao desmaio.

Quando da luta com a yuma, pela recuperação do cristal, Urano revela descontentamento porque o golpe final foi de Sailor Moon. De qualquer forma, Urano e Netuno deixam claro que não querem se misturar com as demais “sailors”.

Curiosamente, como Haruka (piloto de automóvel e moto) e Michiru (pintora e violinista) elas se dão bem com o quinteto, em suas identidades secretas — que também não sabem que elas são duas “sailors”.

 

Rio de Janeiro, 14 de julho de 2024.