Harlock: uma figura hieratica, um homem sorumbático e amargurado, fechado em seus fantasmas particulares, mas ainda assim heróico e idealista.

 

CAPITÃO HARLOCK episódio 4: o trauma antigo de Daiba

 

CAPITÃO HARLOCK episódio 4: o trauma antigo de Daiba

Miguel Carqueija

 

A história do Capitão Harlock demora-se muito nas dúvidas de Daiba Tadashi, filho do cientista assassinado por uma “mazone” (a raça alienígena que planeja a conquista da Terra), e sua dificuldade de adaptação na nave Arcádia. A Comandante Yuki tenta ser gentil com Daiba mas fica incomodada com seu espírito crítico. Tornado também um fugitivo da Terra, Daiba não compreende o clima de brincadeira que vê na tripulação. E assiste perplexo a cozinheira Masu, figura excêntrica, perseguir um gato de facão, porque o mesmo roubou comida. A situação muda, porém, quando a Arcádia depara com uma nave de combate mazone; Harlock dá o alarme e o comportamento da tripulação muda como da água para o vinho e todo mundo cumpre o seu dever com eficiência.

Daiba tem a oportunidade de contar a Harlock e Yuki o que aconteceu quando ele tinha doze anos e sua mãe naufragou em Tritão e enviou um pedido de resgate. A equipe de socorro, porém, participava de um jogo de golfe com o primeiro-ministro e a ajuda chegou com dois dias de atraso. Assim, por negligência dos socorristas, Daiba perdeu a sua mãe.

 

O drama de Daiba Tashiba, mais um renegado que foge do governo corrupto e totalitário da Terra do século 30.

 

Resenha do episódio 4 – Para a encosta das estrelas distantes – da primeira temporada do seriado de animação “Capitão Harlock” (Uchu Kaizoku), Japão, 1978. Direção geral de Rintaru. Consta a direção de Katsumi Minoguchi em um episódio.

Elenco de dublagem:

Capitão Harlock...............................Makio Inove

Tadashi Daiba..................................Akira Kamiya

Mime...............................................Noriko Ohara

Comandante Key Yuki......................Chiyoko Kawashima

Mayu Oyama....................................Chiyoko Kawashima

Raflesia.............................................Haruko Kitahama

Primeiro Ministro.............................Joji Yanami

Professor Cuzco................................Hiroshi Ohtike

Narrador...........................................Hidekatsu Shibata

Professor Daiba................................Yonehiko Kitagawa

Android.............................................Kenichi Ogata

Comandante Mitsuru Kiruta.............Jidekatsu Shibata

 

Harlock diante da inimiga, produto de um regime alienígena fascista. Uma clara alusão ao mito da "raça superior".

 

“Deixe que os covardes da Terra vejam a grande bandeira do Capitão Harlock.”

(Capitão Harlock)

 

“As pessoas da Terra são corruptas!”

(Capitão Harlock)

 

“Minha mãe era uma analista de climatologias planetárias.”

(Daiba Tadashi)

 

“Eu tinha de embarcar na Arcádia. Já não tinha mais para onde ir.”

(Daiba Tadashi)

 

“O que importa é que nós fazemos o que temos que fazer, quando temos que fazer.”

(Capitão Harlock)

 

“O espaço é grande e nossa jornada é longa.”

(Capitão Harlock)

 

A Comandante Yuki, oficial executiva da Arcádia, apresenta Daiba à cozinheira Masu. Daiba a princípio está decepcionado com a tripulação da Arcádia, que se ocupa muito com jogos, mas muda de opinião quando os tripulantes agem com disciplina na hora do combate. Yuki, apesar de sua doçura e dedicação, parece ter pouca intimidade com o Capitão Harlock, que vive fechado em si, produto de um passado doloroso.

 

O caráter maquiavélico do Capitão Kiruta é novamente mostrado, quando ele faz uso de uma boneca explosiva (em vez de homem-bomba é uma boneca-bomba) para tentar pegar Harlock. Quanto às mazones, uma delas foi capturada pela nave Arcádia e, antes de se suicidar pegando fogo, fala em nome das “onipotentes” mazones e revela o nome de sua rainha: Raflesia. Que é o nome de uma planta malcheirosa.

Não tendo o apoio do governo terrestre, que o quer ver pelas costas, Harlock é obrigado a agir por conta própria, ele e sua tripulação da Arcádia.

 

Rio de Janeiro, 21 de junho de 2024.