Vanessa conseguiu que um conto de Dan fosse publicado. Tímido por natureza, Dan não mostrava seus contos a ninguém e Vanessa surrupiara este e o mandara para a revista.

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 11: a ceia dos infiéis

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 11: a ceia dos infiéis

Miguel Carqueija

 

Este episódio de “Gossip Girl” é especialmente espinhoso e, claro, retrata bem a sociedade decadente dos ricaços de locais como Manhattan, seus vícios e infidelidades que de alguma forma se propagam também aos menos ricos. Histórias paralelas mostram bem o caráter materialista, hedonista e até fescenino desse mundo de frivolidade e fingimento.

O caso mais complicado envolve Eleanor Waldorf, seu marido ou ex-marido Harold e sua filha Blair. Mais de um ano atrás, conforme já contado (quando a série começa isso já aconteceu) Harold abandonou a família e fugiu para a França com um homem, Roman. Era um conhecido da família. Esse fato deixou Blair em parafuso, pois era muito ligada ao pai e na mesma época Serena, sua melhor amiga, sumira de Manhattan sem falar com ninguém (fora sua mãe e seu irmão), indo para um colégio interno em Connecticut — por razões já esclarecidas.

Agora, com o namorado dúbio Nate ausente e o seu caso secreto Chuck idem, Blair espera o pai para o Natal e tem o desgosto de vê-lo trazer seu amante, sem avisar. Nem Eleanor esperava.

Isso gera um profundo mal-estar nas duas mulheres, especialmente em Blair. Quando o estrago parece estar feito Harold procura Blair em particular, pede desculpas por não ter avisado da presença do namorado e mostra uma foto do vinhedo que eles compraram na França. E mostra um quarto que decoraram especialmente para Blair, quando ela fosse visitá-los. Blair acaba aceitando e fazendo as pazes, vendendo-se por um prato de lentilhas...

Pois o fato é que, pelos meus cálculos, Harold já havia pulado um Natal e não visitava a esposa ou ex-esposa (sabemos que já havia ação de divórcio) há mais de um ano. E nem mantinha contato assíduo com a filha.

Digam o que quiserem, traição é traição, seja o traidor hetero ou gay. E uma mulher que tenha pundonor, sendo traída e abandonada pelo marido após mais de 16 anos de união (Blair tinha 16 à época do abandono), não irá dar pulos de alegria, tendo sido trocada por outra mulher ou por um homem. E no segundo caso ainda é pior, a meu ver, para a vaidade de uma mulher; provavelmente ela pensaria mais ou menos assim: “Será que, aos olhos dele, eu sou menos atraente e charmosa que um homem? Então por que ficou comigo tanto tempo?” De modo que a conciliação de todo mundo no final parece pouco realista.

 

Blair, ocupada com seus problemas pessoais, não consegue ajudar Serena; apenas, depois, dá uma prensa em Vanessa para afastar essa garota do namoro entre Serena e Dan.

 

Resenha do episódio 11 (Roman Holliday/O feriado de Roman) da primeira temporada da série de tv “Gossip Girl”, baseada nos romances de Cecily von Ziegesar. Produção: Joe Lazarov, Jessica Queller e Amy Kaufman. Produção executiva: Bob Levy, Leslie Morgenstein, Stephanie Savage e Josh Schwartz. Roteiro: Jessica Queller. Desenvolvimento: Josh Schwartz e Stephanie Savage. Direção: Michael Fields. Fotografia: Ron Fortunato. Música: Transcenders.

Elenco:

Serena von der Woodsen.........................Blake Lively

Blair Waldorf......................................... Leighton Meester

Dan Humphrey.......................................... Penn Badgley

Nate Archibald........................................... Chace Crawford

Jenny Humphrey........................................ Taylor Momsey

Chuck Bass.................................................. Ed Westwick

Lily von der Woodsen..................................Kelly Rutherford

Rufus Humphrey..........................................Matthew Settle

Gossip Girl ou Garota Fofoqueira (voz)...........................................Kristen Bell

Dorota...........................................................Zuzanna Szadkowski

Também neste episódio:, Kelly Rutherford, Matthew Settle, Susie Misner, Connor Paolo, John Shea, Jessica Szohr, Derek Cecil, Austin Lyzy.

 

Ironia de Serena com Blair, apesar de tudo, sem perder o bom humor.

 

Chuck está na França e Blair se comunica com ele secretamente, pois em tese ela reatou com Nate. 

 

“Se quiser, lhe dou o endereço do sebo preferido dele.”

(Vanessa para Serena)

 

“Amigos não roubam os maridos das amigas.”

(Eleanor Waldorf para Roman)

 

“É tão bonito o que você está fazendo para o seu amigo Dan, ajudando a namorada dele a fazer um presente de Natal. A Serena está contente assim porque ela gosta de ver o lado bom das pessoas. Eu gosto de saber a verdade.”

(Blair Waldorf para Vanessa)

 

“E que verdade é essa?”

(Vanessa para Blair)

 

“Eu acho que você gosta um pouco demais do Dan. Eu só queria lhe dizer que tem alguém de olho.”

(Blair para Vanessa)



Dan e Jenny parecem mais sensatos que seus pais Rufus e Alison.

 

Serena é uma graça de pessoa, sabe se alegrar com espontaneidade e sentir amor de verdade. 

 

Paralelamente o quadrilátero amoroso Rufus-Lily-Alison-Bart se complica. Rufus descobre que sua esposa Alison, que voltara para casa após um caso em Hudson, ainda se comunica com o outro. Como ele próprio ainda arrasta uma asa para Lily, mãe de Serena, com quem namorou muitos anos atrás, não pode reclamar. E nessa reunião de Natal com os filhos do casal, Jenny e Dan (que é o namorado de Serena) enfrentam essa tristeza, e Alison admite que sairá de casa novamente. Por fim Rufus, numa atitude ridícula, vai debaixo de neve para perto do apartamento onde Lily mora (num hotel) e telefona para ela; mas Lily está em reunião de Natal com os filhos Eric e Serena, e com Bartholomeu Bass, pai de Chuck, e que agora está cortejando Lily e chega a pedi-la em casamento. Lily trata de despachar Rufus. Enquanto isso Blair, sem conseguir falar com Nate, está trocando secretamente mensagens com Chuck...

Que mundo!

Nessa vergonheira toda só Serena e Dan mantém um relacionamento estável e sério além de muito afetuoso. O que eu discordo é que adolescentes façam sexo sem ter estrutura ou maturidade (inclusive porque pode haver gravidez), e sem emprego, costume que se espalhou nesta época secularizada e materialista. Na verdade, essa permissividade já é herdada de seus pais.

Note-se que o Natal dessa gente tem tudo menos a fé cristã.

A Serena é uma personagem fascinante e uma das cenas interessantes deste capítulo é quando ela, em dificuldade para encontrar um presente de Natal para Dan (que pelo seu caráter austero não aceita presente caro), pede ajuda a Blair e esta, preocupada com outras coisas, dá uma resposta zombeteira e se afasta. E Serena ainda diz: “Obrigada por não ter me ajudado em absolutamente nada”.

Quem tem uma “melhor amiga” como a Blair, precisa de inimigas?

Em tempo: os filhos de Lily não gostaram nem um pouco de saber que a mãe estava namorando com Bart Bass, o pai de Chuck. Eric chegou a dizer: "Ele só tem uma expressão fisionômica, e isso dá medo." Serena foi ainda mais cirúrgica: "Ele criou o Chuck, e isso dá medo." Serena sabe que Chuck, que tentou violentar a ela e a Jenny, é um mau elemento. E que esse namoro entre Lily e Bart acabará por reaproximar Chuck. Ela sabe que dias difíceis podem estar por vir.

 

Rio de Janeiro, 14 de junho de 2024.

 

Embora maquiavélica, Blair tem seu lado bom na amizade que mantém com Serena desde a infância. Ela adverte Vanessa, suspeitando que a mesma esteja com segundas intenções ao se intrometer tanto na vida de Serena e Dan. Vanessa era amiga de infância de Dan e tem evidente queda por ele.