O quiproquó no hotel. No tiroteio que segue morrem vários agentes do Controle, mas como os da Kaos também morreram ninguém parece se importar.

 

 

AGENTE 86 episódio 11: presença em duplo

 

AGENTE 86 episódio 11: presença em duplo

Miguel Carqueija

 

Tanya Lupescu é uma mulher jovem que estivera presa pela Kaos, tomou conhecimento de segredos dessa organização e eventualmente foi libertada pelo Controle. Agora o Chefe Taddeo, Maxwell Smart e a Agente 99 buscam protegê-la como uma importante testemunha, enquanto a Kaos procura matá-la.

A Kaos, como entidade supranacional, parece ser um truque para não envolver países reais da Guerra Fria — era a década de 1960 — mas alguns indícios apontam para uma origem alemã nazista e também para a União Soviética — como os personagens deste capítulo, Tanya Lupescu e o mestre em disfarces da Kaos, Alexei Sebastian — que de disfarça como o Chefe para poder penetrar no apartamento de Smart, onde Tanya está sendo guardada.

 

O Chefe da Kaos dando bronca nos subordinados.

 

Resenha do episódio 11 (Too many chiefs/Muitos chefes) da primeira temporada da série norte-americana “Get smart” (Fique esperto; Universal, 1965), ou “Agente 86” no Brasil. Criação e roteiro: Mel Brooks e Buck Henry. Produção executiva: Leonard Stern. Produção: Jay Sandrich. Direção: Bruce Bilson. Roteiro: Gerald Gardner e Dee Caruso. Música: Irving Szathmary. Fotografia: Robert H. Wyckoff.

Elenco:

Don Adams...................................Maxwell Smart (Agente 86)

Barbara Feldon...............................Agente 99

Edward Platt...................................”Chefe”

Susanne Cramer..............................Tanya Lupescu

Bryan O’ Byrne.................................Hodgkins

Harry Basch......................................Kaos Leader

Victor French....................................Agente de seguros

 

Fang, o agente K-13, personagem pouco lembrado da série "Get Smart". Parece que os roteiristas se desinteressaram dele.

 

“Você parece esquecer que eu sou mulher também.”

(99 para 86)

 

 

O Chefe tinha uma esposa, que nunca aparece, mas aqui ela é mencionada pela Agente 99 (que nunca teve o seu nome revelado).

 

Talvez a cena mais engraçada seja a do início, no hotel, onde a ação é paralisada porque cada agente envolvido — da Kaos ou do Controle — tinha alguém lhe apontando uma arma. Mas alguém resolve atirar e do tiroteio que segue somente o Chefe, o 86, a 99 e a custodiada Tanya escapam com vida. Depois, quando tem de hospedar Tanya, o Agente 86 é fácil vítima do charme sedutor da garota, o que suscita o ciúme da 99, e com razão.

Detalhe curioso é a rápida aparição do “Agente K-13”, o cachorro peludo Fang, que teve participação destacada no episódio-piloto e depois apareceu pouco.

 

Rio de Janeiro, 1º de junho de 2024.

 

O trio básico da série: o Chefe, o Agente 86 (Maxwell Smart) e a Agente 99.