Breaking Bad
A idade chega e você não percebe, os alertas para o envelhecimento estão muitas vezes em sinais externos, como por exemplo encontrar um colega de colégio, aí você pensa: “Caramba!” “O cara está acabado!” E quando você é chamado de senhor em algum lugar? Não adianta ter espelhos em casa e não se ver. Para alguns em idade madura a vida é tranquila, um desfrute do que foi plantado e planejado lá atrás, e para muitos a luta continua.
Walter White (Bryan Cranston) é um pacato professor de química, casado com Skyller White (Anna Hunn) grávida, pai de Walter Jr. (RJ Mitte) com paralisia cerebral.
O maduro e competente professor de Albuquerque (Novo México) luta contra dívidas crescentes, além do tratamento de saúde do filho primogênito; a gravidez inesperada da esposa surge como surpresa e preocupação pelos gastos futuros. Walter não imaginava que poderia piorar... e piorou: a descoberta de câncer no pulmão enterra vivo o vencido protagonista, pelo menos é o que parecia.
Um dia o professor Walter vê seu aluno Jesse Pinkman (Aaron Paul) fugindo da Polícia (Narcóticos do Novo México), cujo agente perseguidor é cunhado do Walter. A fuga foi bem sucedida, a polícia não descobriu a identidade do fujão, mas Walter sabia e assim enquadrou o jovem traficante depois da aula.
É desnecessário comentar que após o professor tentar ajudar o aluno, uma relação de parceria iniciou-se, motivada pela necessidade de dinheiro para o tratamento do câncer, também para deixar a família bem de vida após sua morte.
Foram cinco temporadas onde a dupla criminosa deu “nó em pingo d’água” para “cozinhar” as metanfetaminas, vender e fugir da polícia, cujo principal investigador da delegacia de entorpecentes era o cunhado do Walter.
A conclusão moral, ao chegarmos no final da série, cabe a cada um. Doença grave, dívidas e família precisando de solidez no futuro, justificaria um homem honesto torna-se traficante? Não sei responder. O que posso afirmar é que julgar com base em fatos e mais fácil que vivenciar dificuldades alheias, mas a vida é assim, e dificuldades sempre existirão, pequenas, grandes e algumas impossíveis de serem vencidas.