Na hora da briga Inuyasha não é de muita conversa.

 

INUYASHA episódio 100: armadilha onírica

 

INUYASHA episódio 100: armadilha onírica

Miguel Carqueija

 

Com frequência os animês e mangás colocam ênfase na força do caráter, da personalidade e dos bons sentimentos, como amor e lealdade. Assim ocorre neste ato 100 de “Inuyasha”, onde os amigos do herói precisam resistir a uma situação terrível que pode significar a sua destruição.

Na jornada em busca do Naraku o grupo tem seu trajeto interrompido por um youkai-mariposa (tem de tudo nessa fantástica Era Sandoku do Japão medieval), Garamuru (parente de um Gatenmuru morto por Inuyasha em episódio muito anterior) que consegue aprisionar toda a equipe com casulos que os envolvem e adormecem. Esses youkais alimentam-se dos medos e traumas das pessoas, de modo que logo Kagome, Sango, Miroku e Shippou estarão tendo sonhos distorcidos mas relacionados com cada história pessoal.

Inuyasha consegue matar o adversário, mas não consegue abrir os casulos, e sabe que se usar o golpe maior de sua espada Tessaiga — o “kaze no kizu” — destruirá quem está dentro. E que o espírito do youkai-mariposa está prestes a se apossar daqueles quatro corpos em coma.

Como de hábito o vilão é zombeteiro.

 

Resenha do episódio 100: “Pesadelo real! A luta na floresta do desespero”, do seriado japonês de animação “Inuyasha”, episódio 4 da temporada 5. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino

Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi

Shippou..............................................................Kumiko Watanabe

Miroku...............................................................Koji Tsujitani

Sango................................................................. Houko Kuwashima

Kohaku..............................................................Akiko Yajima

Avô de Kagome..................................................Ginzo Matsuo (depois Katsumi Suzuki)

Mãe de Kagome.................................................Asako Dodo

Sota Hugurashi...................................................Akiko Nakagawa

 

Inuyasha chama Kagome através do casulo. A aflição do herói é real.

 

“Kagome! O seu poder é apenas isso? Era tão pouco que um mero sonho poderia devorá-lo?”

(Inuyasha)

 

“Enquanto eu estiver com o Inuyasha... enquanto eu estiver com todo mundo... eu posso superar qualquer adversidade!”

(Kagome Higurashi)

 

Kagome, quando decide lutar, é extraordinária. Aqui, despertada pela voz de Inuyasha, ela usa a sua flecha purificadora para abrir caminho através do casulo que a envolveu.

 

Inuyasha não tem outro recurso do que passar descomposturas nos seus quatro amigos, através dos casulos, para que seus espíritos postos em brio reagissem à tentação. E de alguma forma conseguiu despertá-los, e cada um deles, com seus poderes, abriu caminho. A vitória final não impediu que Inuyasha os zoasse: “Sem mim vocês não são de nada!”

Quanto à Kirara, por ser um animal não era objeto dos pesadelos induzidos, mas devia estar num dos casulos, pois reaparece quando todo mundo se liberta.

 

Rio de Janeiro, 19 de maio de 2024.