The Fall
Campos verdejantes, cidade limpa que mescla arquitetura moderna e vitoriana, assim é Belfast, capital da Irlanda do Norte, berço do IRA (Iris Republican Army ou Exército Republicano Irlandês), que durante muitos anos enfrentou a Inglaterra, na tentativa de independência geopolítica e religiosa. Esse enfrentamento resultou em milhares de mortos de ambos os lados; atentados a bomba eram os preferidos do IRA.
Nesta linda cidade, o jovem psicólogo Paul Spector (Jamie Dornan), casado, pai de um casal de filhos e tendo a esposa grávida do terceiro, torna-se o terror de Belfast, um Serial Killer. Invade casas a noite e estrangula suas vítimas, todas mulheres. A polícia irlandesa se vê impotente para descobrir quem é o assassino, com isso “importa” da Inglaterra a detetive, especialista em casos violentos com Seriais Killer e perfiladora, Stella Gibson (Gillian Anderson – a eterna Dana Scully de Arquivo X).
Nessa minissérie de cinco episódios, intensa e tensa, o conflito interior das personalidades do criminoso e da detetive, dão um toque magistral à trama, tornando-a diferenciada de outras do tipo.
A policial Stella ao chegar em Belfast com a missão de resolver o caso, se vê diante de dois desafios: o propósito de sua ida e o preconceito machista de policiais locais, incomodados com sua chegada, e nesse aspecto, é importante ressaltar que tal incômodo deve-se principalmente por ser Inglesa e tendo o agravante de ser mulher.
O fato de ser uma minissérie não deve desestimular a audiência, é boa. Capaz até de colocar dúvidas no telespectador sobre o desfecho, pois parece indefinido ou até mesmo dúbio.