Miami Vice
Tenho recebido e-mails de membros do Recanto das Letras sobre esses textos que publico comentando séries. A grande maioria quer saber se assisti esses seriados do começo ao fim, a resposta? Sim. Outra pergunta relevante foi sobre seriados antigos que comentei por aqui. A resposta foi simples: São séries da minha geração, fazem parte da minha memória, assim como músicas da minha época. Entre séries assistidas até o fim e àquelas em andamento, numa lista criada rapidamente, cheguei ao número de 154 seriados, mas eu só escrevo sobre aqueles que já terminaram suas produções.
Para hoje vou comentar sobre Miami Vice, seriado lançado no SBT nos anos de 1980. Estrelado por Don Johnson (Sonny Crockett) e Philip Michael Thomas (Ricardo Tubbs), ambos detetives da Narcóticos de Miami. Edward James Olmos (Tenente Martin Castilho), também integrou o seriado a partir da segunda temporada.
A série tinha uma peculiaridade difícil de não ser notada: a participação de atores hoje renomados, como por exemplo: Dennis Farina, Luis Guzman, Stanley Tucci, Julia Roberts, Joe Morton, John Turturro, Liam Neeson, Melanie Griffith, Catherine Zeta-Jones, Chris Rock, Benicio del Toro, Bruce Willis, a cantora Sheena Easton, o cantor Phil Collins, entre outros.
Foram cinco temporadas filmadas na Flórida, numa época em que as trilhas sonoras dos episódios eram muito boas, com a participação de músicos em evidência naquele momento.
Eu consegui terminar de ver esse seriado na semana passada, quarenta anos depois de começar a assistir. No SBT fui até metade da segunda temporada, naquela época, assim como hoje em dia, retirar produtos da grade de programação era comum.
Sony e Tubbs se envolveram em várias aventuras, todas com cenas de tiroteios, enfrentando cartéis de drogas, psicopatas assassinos e até conflitos dentro da própria polícia. Houve um momento do seriado que Sony perdeu a memória, isso aconteceu quando um barco explodiu e ele caiu no mar. Foi resgatado justamente por um traficante colombiano e assim tornou-se braço direito do bandido. Ele não lembrava ser policial e o criminoso não sabia que seu protegido era um tira. Essa situação durou vários episódios, culminando com o confronto ente a polícia (Tubbs) e a quadrilha de traficantes chefiada por Crockett, que naquele momento só lembrava do sobrenome.
O detetive Tubbs também teve sua cota de envolvimento com o mundo das drogas, quando se envolveu, sem saber, com a filha de outro grande traficante colombiano.
A cantora Sheena Easton teve participação relevante no seriado, não dá para comentar sem dar spoiler, mas foi muito bem mesmo, além de agregar com músicas bem legais, como por exemplo “Follow My Rainbow”.
Algo bastante curioso com o ator Philip Michael Thomas (Ricardo Tubbs), foi o término da sua carreira após o seriado, não participou de nada relevante e sumiu da mídia.
Miami Vice é produto de outra geração, está sujeita à aprovação ou não de quem assistir.