Arthur e os Cavaleiros Quadrados da Távola Redonda - Verei se eu estou lá (Arthur and the Square Knights of the Round -"I'll see if i'm there.").

Numa era de cavaleiros - não sei se andantes, pois a aventura não é da Mancha, e cervantina tampouco, todavia tem ares, dir-se-ia, quixotescos - e de magos e de reis e de princesas, quando todos os eventos históricos relevantes sucediam-se no interior dos castelos reais, principalmente nos seus recantos mais obscuros, o mais famoso dos reis bretões, o Arthur, vê-se às voltas com a encantadora Morgana Le Fey, e bate-se com o Cavaleiro Negro. Conhece da pérfida Albion, a escandir poemas escritos num inglês arcaico, gutural, selvático, uma reconstituição histórica magistral quem se põe a assistir a tão arrojado, iconoclasta, e divertido, e herético, relato dos heróis bretões dentre os mais dignos dos de seu panteão.

Na aventura estão, além dos já mencionados Arthur, o rei, e o Cavaleiro Negro, seu rival, e a feiticeira fatal diabolicamente sedutora, Morgana Le Fey, o mago Merlin - que só encontra rival no Mandrake, este do século XX - a bela rainha Guenevare - a mais bela de todas as rainhas, as reais - e o vaidoso e narcisista Sir Lancelot.

Nesta reconstituição, que se acredita fiel aos fatos históricos e aos poemas heróicos do povo bretão, vê-se de tudo e mais um pouco da era retratada, e retratada com espírito do Monty Python, e do que se vê ri-se, de tão hilário, e divertido, é o retrato que se dá das personagens que aqui cuidam os produtores do desenho animado tratar.

Alguém há de dizer, em tom de reprovação, ao buscar neste desenho animado informações para as inserir, em um trabalho escolar, cujo tema é a Inglaterra do período dos menestréis, das bruxas, dos magos, do rei Arthur, do Robin Hood, que ele não tem apuro histórico. E em que apuros irá se pôr quem tal observação ousar apresentar! É provável que Morgana Le Fey, com um dos seus feitiços magias e bruxarias, irá transformá-lo num sapo, ou em uma criatura ainda mais peçonhenta. E não terá Merlin para o proteger. Talvez Merlin alie-se à Morgana...

Eu só posso dizer que nesta aventura Guenevare, a mais bela das rainhas, perdeu sua beleza, e que o menestrel não pôde, a bordo de um barco, atravessar o fosso que circunda o castelo, e andando tampouco, e que há uma luta os contendores a fazerem de armas esfregão e sabonete....

Nada mais digo, para manter a discrição, e permitir que o leitor, caso ainda não tenha ao desenho assistido, e desejando assisti-lo, descubra por si mesmo o que no desenho há para se descobrir.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 02/03/2024
Reeditado em 02/03/2024
Código do texto: T8010973
Classificação de conteúdo: seguro