Disfarçando seus sentimentos, Suzuka trata Yamato com indiferença e descortesia.
SUZUKA episódio 23: os sentimentos que se avolumam
SUZUKA episódio 23: os sentimentos que se avolumam
Miguel Carqueija
É com certeza notável a maneira como a série pouco a pouco mostra como Suzuka Asahina vai, talvez a contragosto, se enamorando de Akitsuki Yamato. Eles são bem diferentes, Yamato é precipitado, inconsequente, fala sem pensar, enquanto Suzuka é ensimesmada, esconde os seus sentimentos e em diversas ocasiões se zanga com o rapaz. Parece que é demasiado orgulhosa para admitir que ama Yamato, além de ter o espírito ainda fixado no namorado que morreu num desastre. Quanto a Yamato, ele sabe que gosta de Suzuka e quer se afirmar perante ela como um verdadeiro atleta.
Outro detalhe curioso da mini-série “Suzuka” é que os adolescentes que aparecem são evidentemente estudantes, mas nunca são vistos nas salas de aula ou estudando; só aparecem as atividades esportivas. Cadê os estudos? Sim, sei que isso poderia sobrecarregar a série, bem como as relações familiares que raramente aparecem; dir-se-ia que são adolescentes largados no mundo. A preocupação do roteiro foi colocar em destaque as competições esportivas de esportes olímpicos e os relacionamentos pessoais.
Samurai Honoka, que ama Yamato sem disfarces: solidão e tristeza.
Resenha do seriado de animação “Suzuka”, episódio 23, “Encorajamento”. Estúdio Comet, Japão, 2005. Com base no mangá de Kouji Seo (Editora Kodansha, 2004-2007). Produção: Tsukuru Maruyama, Gou Shukur, Minoru Yoshida e Kazunari Ueda. Direção: Hiroshi Fukutom. Roteiro: Hiroko Tokita. Música: Masanori Takumi. Desenho de personagens: Tadashi Shida.
Elenco de dublagem:
Suzuka Asahina......................Kanako Mitsuhashi
Yamato Akitsuki.....................Daisuke Nakamura
Yuuka Saotome......................Masami Suziki
Megumi Matsumoto..............Hatsumi Miura
Yasunobu Hattori...................Takanori Ohyama
Ayano Fujikawa......................Yuki Kaida
Sakurai Honoka......................Yumiko Hosono
Nana busca animar Sakurai, e a aconselha a esquecer Yamato.
“Eu vou me tornar o atleta número 1 do Japão!”
(Yamato Akitsuki)
“Se apresse em esquecer essa pessoa que nem ao menos olha para você.”
(Shirakawa Nana para Sakurai Honoka)
Yamato se irrita com a arrogância do atual número 1 e deseja supera-lo.
Sakurai Honoka ainda aparece, pois não deixou de atuar como “partner” no ginásio esportivo, levando toalhas para os atletas, por exemplo. O garoto que gostava dela, não se sabe que fim levou. E Sakurai sonhava com um possível reatamento com Yamato, embora ele já nem olhe para ela, como lembra a amiga artista, Nana. Correndo por fora na trama o Hattori, o amigo galhofeiro porém fiel de Yamato, que está sempre por perto observando, embora não seja atleta; e Hashiba, a simpática garota que, como amiga, incentiva Yamato e o ajuda nos treinos.
Convenhamos porém que Yamato não é nada modesto ao pretender tornar-se o número 1 do Japão.
Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2023.
Num gesto atípico da parte dela, Suzuka retém Yamato segurando sua blusa e pede desculpas por sua aspereza.