RENASCER: UMA OBRA-PRIMA DE EMOÇÃO E SIMBOLISMO NA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA

 

"Renascer", uma das novelas mais icônicas da teledramaturgia brasileira, foi ao ar em 1993 pela Rede Globo, escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Luiz Fernando Carvalho e Ricardo Waddington. Com uma narrativa rica e emotiva, a novela conquistou o público com uma trama envolvente e personagens profundamente humanos.

A história central de "Renascer" gira em torno do fazendeiro José Inocêncio (interpretado por Antônio Fagundes), que, após perder a esposa Maria Santa (Patrícia França) no parto do caçula, João Pedro, se torna um homem amargurado e rígido. A novela explora temas como o amor, o ódio, a redenção e a relação conflituosa entre pai e filho.

Um dos pontos altos da novela é o simbolismo presente ao longo da trama. A árvore de guanandi, plantada por José Inocêncio no nascimento de seu filho, torna-se um símbolo de sua força e ligação com a terra. Este elemento ganha força ao longo da novela, servindo como uma metáfora para a própria vida do protagonista, que, assim como a árvore, ressurge após momentos de crise.

Outro destaque é a ambientação rural, uma característica marcante das novelas de Benedito Ruy Barbosa. "Renascer" se passa na Bahia e explora com maestria o universo do cacau, trazendo à tona questões sociais e culturais da região. A fotografia, a trilha sonora e o cenário bucólico contribuem para criar uma atmosfera envolvente e autêntica, transportando o espectador para o sertão baiano.

As atuações do elenco foram fundamentais para o sucesso da novela. Antônio Fagundes, em um de seus papéis mais memoráveis, trouxe complexidade ao personagem José Inocêncio, que oscilava entre a dureza e a vulnerabilidade. A química entre ele e outros atores, como Marcos Palmeira (que interpretou o filho João Pedro), foi outro ponto forte da novela.

"Renascer" também foi pioneira em abordar temas polêmicos para a época, como o conflito de gerações, a sexualidade e a relação com a terra. Essas questões foram tratadas de forma sensível e profunda, contribuindo para que a novela fosse não apenas um sucesso de audiência, mas também um marco na história da teledramaturgia brasileira.

Em suma, "Renascer" é uma obra-prima que conseguiu tocar o público com uma narrativa que mescla realismo, emoção e simbolismo. Benedito Ruy Barbosa entregou uma trama envolvente que, mais de duas décadas depois, ainda é lembrada como um dos grandes momentos da televisão brasileira.

 

Belém, Pará, Brasil, 4 de setembro de 2024.
Composto por Gilberto Priante Tavares
◄ Início | Próxima Resenha ►