Como gostar de ler e escrever?

Nós professores temos muito que mudar nossa forma de atuar com leitura e escrita (no geral em tudo), está ocorrendo muitas mudanças na área educacional exigindo mais dos profissionais.

Temos que modificar nosso jeito de atuar, não se prendendo tanto ao ensino tradicional, mas inovarmos e modernizarmos o ensino, não que o ensino tradicional seja antiquado, ele deve continuar por um bom tempo, mas com certeza no futuro próximo será bem diferente do momento atual.

Não tem como fazer uma criança gostar de ler, ou escrever fazendo algo que não goste, ou desconhece, temos que fazer algo que ela goste primeiro seja uma coisa atual, divertida, interessante, que prenda sua atenção na leitura e escrita.

Se o professor chegar na sala de aula e falar sobre um tema que o aluno até então desconhece, logo após pedir que ele faça uma redação, se aluno gostar com certeza irá escrever um belo texto, mesmo que de forma de cópia, mas se não se interessar sairá um texto ruim.

Para fazer o aluno gostar de escrever, temos que vez ou outra deixar que ele escreva algo que goste, pode ser dele mesmo, da família, amigo, algo que goste de fazer, também no caso da leitura; esse um pouco mais difícil pois se deve analisar o que irá ler para não ser prejudicial ao seu aprendizado e a sua vida.

Pode ter certeza absoluta que ele se interessará pela leitura e escrita, mas isso não cabe somente a nós educadores, isso igualmente deve partir dos pais, família, para o melhor resultado, com muito incentivo, dizendo que ambos são muitos importantes para nossa formação.

O que vemos ainda na escola nos tempos modernos, é muita "decoreba", sim deve haver a memorização, mas o importante é aprender, entender sobre algo, ou alguma coisa.

Na minha opinião o que prejudica a leitura e a escrita é a televisão, pois nela só há som e imagem, pouquíssimas letras! Hoje em dia vemos algo que está ajudando a leitura e escrita, é o computador, você pode até usa-lo sem uso da escrita, mas impossível sem uso da leitura, porque em tudo que se entra você tem que ler, internet então se usa os dois, mesmo que de forma errada nos bate-papos com uso de muitas abreviaturas, siglas, códigos, ainda assim se está praticando a escrita e leitura.

Se quisermos que nossos alunos se interessem pela leitura e escrita, façamos algo prazeroso mesmo que difícil, busquemos algo que os agrade, será bem difícil fazer uma criança comer jiló, porém um doce não haverá dificuldade, se os fizermos se apaixonarem, sentirem prazer em escrever e ler, irão escrever até sobre política e economia e ler até bula de remédio.

Como muitos disseram e dizem atualmente, se aprende a escrever escrevendo e a ler lendo, mas fazendo isso com prazer rende mais.

15-05-2008

Maico Oliveira
Enviado por Maico Oliveira em 15/05/2008
Código do texto: T991342
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.