O dinheiro e o verdadeiro poder

O dinheiro em si desperta jamais a cobiça do próximo, o que a desperta é na verdade o poder que ele exerce sobre as outras pessoas. Se alguém tem muito dinheiro, mas é desconhecido e tem influência nenhuma no mundo aonde vive, ninguém vai desejar a sua vida por nada neste mundo, pois a busca do homem comum é o poder.

Se alguém prescinde totalmente de valores monetários, mas tem influência na vida social, é invejada por todos, pois tem o poder versado em ação, pensamento e sentimento entre os seres humanos em geral. O que importa desta forma é jamais o que se tem, mas o que se pode fazer no mundo, em termos de influência, força e poder em nossas relações.

Infelizmente nós somos jamais educados a fazer das nossas capacidades individuais um instrumento para a lida social. Passamos boa parte de nossas vidas tentando descobrir uma forma de nos projetarmos entre as outras pessoas apenas para as esnobarmos e curtir a nossa vida com prazer irresponsável e despretensioso.

O verdadeiro poder, no entanto busca nunca projeção de tipo algum, está sempre a serviço do amor e da boa vontade e dá aos outros o direito de se lançar no aprendizado e no conhecimento pleno, na certeza de que somente desta forma e por este meio nós podemos alcançar uma vitória concreta no universo em realização e vida no serviço amoroso.