O Professor

Quando se é professor... aprende-se com a tristeza das crianças... com a intolerância dos colegas de trabalho... com a ansiedade dos pais.

Quando se é professor, aprende-se que acordar cedo não é fazer economia, é prolongar o dia, é conhecer melhor o sol,. Aprende-se que a noite é mais bonita quando 40 pessoas te esperam com olhares atentos.

Quando se é professor, aprende-se a comover-se sem chorar, pq as lágrimas podem ter companhia de outras que não precisam ser derramadas.

Quando se é professor aprende-se que nem tudo o que queremos, conseguimos e que nem sempre o que queremos proteger, a vida protege.

Aprende-se que a ciência não é absoluta, e que jamais conseguiremos chegar perto da perfeição.

Quando se é professor aprende-se que a vida é longa pra quem está disposto a aprender, não apenas ensinar, mas aprender em dobro.. ou muito mais se possível.

Aprende-se a não demonstrar pânico, a lidar com injustiças e muitas vezes com a violência.

Quando se é professor aprende-se que cada criatura que nos é apresentada tem uma matéria diferente pra nos ensinar. Aprende-se que a confiança conquistada jamais pode ser destruída, nem mesmo por um deslize seu. Aprende-se que a rebeldia sempre tem causa e por isso surte efeito... e quase sempre ao coração.

Aprende-se que não se pode separar o profissional do homem, a criatura do criador.

O Professor é um ser mágico, que sabe esconder muito bem, nas mangas do avental, as tristezas que acumulou na vida.

Não existe nenhum outro profissional que seja mais feliz que um professor, que está sempre sorrindo e que precisa acreditar no seu próprio sorriso.

O Professor é um contador de histórias, um mágico, um psicólogo... o grande ouvinte...o expectador. É também um pouco de médico... sem esquecer o muito de louco. É o apaziguador...o exemplo... a criança eterna... o abrigo. O Professor é o canto e o silencio... os dois ao mesmo tempo.

O aluno nos ensina sempre.. e é por isso que ser Professor ... é ser o eterno aprendiz.

( este texto não foi inspirado na minha profissão, mas sim em minha futura nora, que preciso compreender, acarinhar, proteger e amar como a uma filha, assim como fiz com tantos alunos)

Lara Ferreira
Enviado por Lara Ferreira em 25/04/2008
Código do texto: T961268