NOSSA MEMÓRIA, NOSSO TESOURO

Nos dias atuais, obcecados por viver algo inédito, cegos para alcançar metas, não nos damos conta da importância daquilo que já vivemos. Sim, nosso passado... Esquecemos de olhar o que já percorremos em favor do que queremos percorrer, sem mesmo saber até onde iremos.

Há quem diga que o tempo passado perdeu-se e não deva ser revivido. Será isso mesmo?

Bem... Se assim fosse que sentido teria a palavra SAUDADE...

Saudade, significa sentir a falta, seja de um momento agradável que passou , seja de alguém que não está presente, ou de qualquer coisa que nos tenha feito bem algum dia...

Se coisas boas, fatos agradáveis se perdessem, como ficaria esse sentimento? Não... Não poderia ser assim, não é mesmo?. Nós ficaríamos "ocos"... Não nos restaria nada a não ser o tempo presente, e este sim é efêmero, uma vez que vira passado assim que acontece. E o futuro quando vem a ser presente, por sua vez torna-se passado. Portanto, nossa existência tornar-se-ia um imenso vazio, sem sentido.

O passado é consistente, real, consolidado e dá sentido e valor à vida. Ele não pode ser modificado nem apagado de nós. Cada indivíduo traz guardado em sua memória sua própria vida. Fatos que aconteceram de maneira tão particular para uma pessoa e que não podem, de maneira alguma. ter acontecido para outra na mesma hora , nem da mesma forma, em nenhum canto do planeta. Cada pessoa vive cada segundo de sua vida de maneira única. Daí vem a importância de aproveitar o tempo que temos para poder enriquecer nosso “registro”. Cada momento vazio, sem conteúdo, deve sim ser descartado, não vale nada, não tem porque guardar, nem como guardar.... Não se guarda o “nada”.

O tempo pode voltar.... Uma música, um lugar, um perfume, um por- do-sol, um dia de chuva.... Quando algo nos faz remeter ao passado instantaneamente nosso cérebro reage trazendo para a nossa mente as lembranças desses fatos tais como ocorreram. Podemos ver os detalhes, podemos sentir novamente o mesmo que sentimos quando aconteceu pela primeira vez. Por instantes podemos ter até a sensação de realidade, pois nessa hora mergulhamos em nosso ser e nos entregamos a essas lembranças. Muitas vezes nos provoca o riso, muitas vezes o choro, a satisfação e até mesmo a tristeza. Sim, não podemos deixar de lembrar dos momentos tristes. Eles nos enriquecem através das horas sofridas que vivenciamos um dia. É verdade que não devemos trazê-los sempre à tona, mas jamais devemos desprezá-los.

Momentos alegres são uma fonte de regozijo, momentos tristes são uma fonte de força, de superação...

Aos seres humanos foi delegada essa capacidade de poder voltar no tempo através da memória. Podemos resgatar nosso passado quando assim o quisermos, ou involuntariamente, ao som de uma música, ao visitar um lugar,ao olhar uma foto, etc...

Basta reservarmos um tempo para deixar fluir de nosso interior aquilo que fomos, e isso nos permite corrigir e aprimorar o que somos e o que viermos a ser.

Que tal nos darmos essa oportunidade ?