Arte: o problema de sua definição.

As discussões atuais sobre a definição do conceito de arte são bastante problemáticas, sobretudo devido às tendências do momento que trazem à tona todo o teor do chamado relativismo cultural. Isso faz crêr que o "belo", a cada dia, vai perdendo espaço e dá lugar a uma forma de pensar a arte devidamente inserida num determinado contexto.

O belo se torna múltiplo, e respeitar a diversidade é considerá-lo como elemento fundamental na constituição da nossa identidade.

Todos os conceitos que podemos citar, que provavelmente fazem sentido, estão hoje, ainda carregados de etnocentrismo; um erro que ja cometemos durante muito tempo.

É um momento de quebra de paradigmas, de rejeitar uma idéia fixa e determinada, ja não sabemos mais até onde vão os nosso preconceitos.

Se dissermos que a arte pode ser entendida como a atividade ligada às manifestações de ordem estética por parte do ser humano,seria provavelmente questionada a essencialidade antrópica, ou talvez a necessidade estéticada arte( a exemplo da existência de quadros pintados por gatos com suas próprias patas).

As questões de ordem antropológicas chegaram às discussões artísticas. A arte é fruto de um processo sócio-cultural e depende do momento histórico em questão, variando ao longo do tempo. Ela não se define porém poder muita coisa. Poderia ser entendida como o momento em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades ou o sentido dos signos das linguagens artísticas num determinado contexto social.

De fato, uma constante na expressão artística é a relação entre o homem, a sociedade, e o ambiente, sendo portanto, a arte inegavelmente um produto da atividade artística. isso, talvez teria levado um famoso historiador de arte a afirmar que: "Nada existe realmente a que se possa dar nome arte". existem somente artístas.

A arte é um fenômeno cultural, talvez por isso antrópica. Regras absolutas sobre arte não sobrevivem ao tempo, pois em cada época os diferentes grupos escolhem como devem compreender esse fenômeno.