Música na cabeça

É inegável a influência da música sobre o comportamento e o modo de pensar das pessoas. Há algumas que, de tão expressivas para alguém, passam a caracterizar todas as suas lembranças de momentos felizes.

Namoro um rapaz que é muito fã do super-herói Batman, o homem-morcego. Enquanto estamos juntos, gostamos de ouvir a canção-tema do filme "Batman Begins". Devido ao fato de serem muito agradáveis os momentos que passei escutando essa melodia, até hoje ela ainda me traz boas recordações.

Posso, assim, perceber que tais lembranças são recuperadas em minha memória a partir dos estímulos que essa música produz em minha mente. Desse modo, toda vez que a ouço, relembro aqueles momentos agradáveis, sentindo-me tranqüila e em paz, pois eram essas as sensações que tive sempre ao ouvi-la.

A música, como fonte de prazer, pode modificar o humor, as atitudes e as sensações das pessoas em determinadas situações. Após um dia de trabalho cansativo, por exemplo, ouvir música clássica pode relaxar. Assim como, em uma reunião informal, músicas dançantes podem ajudar a descontrair o ambiente.

Tendo em vista tudo o que foi exposto, pode-se concluir que a música influi no humor das pessoas, produzindo nelas estímulos diversos. Além disso, muitas vezes devido a esses estímulos, alguns momentos de nossa vida tornam-se extremamente marcantes, ficando, por muito tempo, "armazenados" em nossa memória por causa das músicas que os acompanharam.

03.06.1997