A moda faz seus escravos
Moda é a tendência de certos comportamentos ditados por uma minoria virarem padrão dentro de uma sociedade que é influenciada por ela. A moda reflete-se no modo de vestir, nas preferências musicais, no comportamento e até nas idéias das pessoas mais vulneráveis e influenciáveis.
No caso do modo de vestir, a influência da moda é bastante perceptível: as pessoas não se vestem mais somente para proteger o corpo das intempéries, mas também para demonstrar "status", rebelar-se contra algo, causar boa aparência, promover ou esconder partes do corpo. Dessa maneira, a moda pode funcionar como um elemento impulsionador da economia de um país, visto que, conforme seus objetivos, muitas pessoas despejam dinheiro nos cofres das "griffes" famosas.
A relação das pessoas com a moda também reflete seus aspectos psicológicos, pois produz a possibilidade de diferentes interpretações das novas tendências: podem ser de adequação, rebeldia ou reflexão. Uma pessoa pode tornar-se escrava da moda e demonstrar a não-autenticidade de sua personalidade ao não questionar essas novas tendências.
Por tudo isso, vemos que a influência da moda é percebida no modo de vestir, no comportamento e nas idéias das pessoas, o que pode produzir nelas um condicionamento irracional revelador do vazio de personalidade e de incapacidade de discernimento. Por outro lado, também é possível que a virada de século represente um tempo de renovação em que as pessoas tornem-se mais autênticas e reflitam melhor antes de seguirem a moda.
11.10.1996