Máquinas a vapor e as grandes mudanças do milênio
Máquinas a vapor. A grande invenção do milênio? Talvez... Mas podemos dizer que este equipamento provocou uma grande transformação no cotidiano das pessoas, e o seu uso foi um importante item para a construção da sociedade atual. A sociedade capitalista e o seu ideal burguês.
Antes da chegada destas máquinas, a Europa constituía-se em uma sociedade feudal, com um modo de vida essencialmente rural, e a produção de manufaturados ocorria de forma artesanal. Até que aconteceram o desenvolvimento do comércio e as revoluções burguesas, que trouxeram consigo os ideais burgueses, que foram disseminados, provocando uma mudança radical no pensamento daquela sociedade, que antes estava atrelada á terra, e que, neste momento, começa a voltar-se para o comércio.
Com a chegada da burguesia ao poder, o lucro passou a ser o objetivo principal, e, para isso, a produção em série era algo imprescindível. Mas como fazer isso recorrendo ao modo artesanal? Só havia uma maneira: criar algo que pudesse executar partes do trabalho, que é feito pela mão-de-obra humana, com maior rapidez. Surge então a máquina a vapor.
Com o aumento da produção, houve um barateamento dos produtos, resultando em uma redução dos custos para o consumidor final, e, ao mesmo tempo, proporcionou uma alta lucratividade para a burguesia e, a consolidação do capitalismo.
Porém, não podemos esquecer da exploração do trabalhador, e dos diversos protestos que ocorreram durante a Revolução Industrial, todos ocorridos após a criação das máquinas. Tudo isso é, de fato, verdade, e convivemos com estes problemas. Mas também, é fato que na sociedade atual vigora o sistema capitalista, e, se isto é bom ou mau, depende de cada um, mas, sem dúvida, as máquinas a vapor contribuíram, em grande parte, para a consolidação deste sistema, no qual vivemos.