Diagnóstico do mundo e sua terapia
Podemos fazer um diagnóstico do mundo: falta sensibilidade
O capitalismo é um sistema funcional, em que pese toda ideologia romântica de esquerda e de direita. Falta-lhe todavia sensibilidade para o atendimento dos famintos, dos mendigos, dos que derivam para a criminalidade, por motivo...
Uma quase unanimidade quanto a terapia seria a educação.
Todavia, se for a educação que os sistemas de ensino (de ensino!) possam vir a dar às crianças e educandos, só daqui a mais de 20,30, 50 anos se poderão esperar resultados de tal educação, se efetiva.
A educação pode ser a terapia desde que ocorrente em todas as pessoas. Para que a educação ocorra em todas as pessoas é necessária a motivação: não se pode obrigar a outrem, nem a nós mesmos podemos obrigar a buscar melhor, mais profunda educação.
Aí é que entra a atividade lúdica: as crianças e todas as idades aprendem enquanto brincam: os brinquedos futebol, vôlei, cestobol são muito difundidos...
Nossa atividade lúdica, nossa proposta aqui é o escandir versos; não apenas ler versos. Escandir versos como a pessoa integral que somos: espírito, psique e corpo.
A palavra sendo a matéria prima da atividade lúdica, tal atividade lúdica tem potencial para construir, formar e educar seus participantes, tanto mais se as palavras vierem equipadas com métrica, sílabas tônica, rimas.
O diagnóstico do país e do mundo? Falta sensibilidade!
Poesia é sensibilidade; vamos cultivar a Poesia, vamos escandir os versos, atividade lúdica.
Podemos fazer um diagnóstico do mundo: falta sensibilidade
O capitalismo é um sistema funcional, em que pese toda ideologia romântica de esquerda e de direita. Falta-lhe todavia sensibilidade para o atendimento dos famintos, dos mendigos, dos que derivam para a criminalidade, por motivo...
Uma quase unanimidade quanto a terapia seria a educação.
Todavia, se for a educação que os sistemas de ensino (de ensino!) possam vir a dar às crianças e educandos, só daqui a mais de 20,30, 50 anos se poderão esperar resultados de tal educação, se efetiva.
A educação pode ser a terapia desde que ocorrente em todas as pessoas. Para que a educação ocorra em todas as pessoas é necessária a motivação: não se pode obrigar a outrem, nem a nós mesmos podemos obrigar a buscar melhor, mais profunda educação.
Aí é que entra a atividade lúdica: as crianças e todas as idades aprendem enquanto brincam: os brinquedos futebol, vôlei, cestobol são muito difundidos...
Nossa atividade lúdica, nossa proposta aqui é o escandir versos; não apenas ler versos. Escandir versos como a pessoa integral que somos: espírito, psique e corpo.
A palavra sendo a matéria prima da atividade lúdica, tal atividade lúdica tem potencial para construir, formar e educar seus participantes, tanto mais se as palavras vierem equipadas com métrica, sílabas tônica, rimas.
O diagnóstico do país e do mundo? Falta sensibilidade!
Poesia é sensibilidade; vamos cultivar a Poesia, vamos escandir os versos, atividade lúdica.