Sobre escrever

 

Para ser escritor é preciso saber escrever sem cometer erros de grafia e de sintaxe e não confundir as palavras, como "mal"que é substantivo e "mau" que é adjetivo. Isso é muito importante, e também não confundir "mas" com "mais" e "iminente" com "eminente". Aqui temos de fato duas palavras com significados bem diferentes: "iminente" é algo que está para acontecer; "eminente" é alguma pessoa notável por alguma razão.

Infelizmente, a facilidade em publicar textos na internet parece que causou um relaxamento na escrita. No Recanto mesmo é comum a gente encontrar erros até nos títulos, coisas bobas como a falta de uma letra. Parece que a pessoa que postou não olhou o resultado.

Eu reviso textos há longos anos, e posso dizer que tenho boa experiência no assunto. Estou disponível para novos serviços.

Mesmo textos bem escritos podem se ressentir de alguns cacoetes do autor, como esquecer os acentos. Então, a revisão é algo importante e deve ser feita por um ser humano, diga-se de passagem, para ser confiável.

Textos sem revisão ficam muito prejudicados se forem publicados assim em bruto.

Um texto cheio de erros e redigido de forma tosca - como contos e novelas que mais parecem resumos, sem diálogos e descrições de ambientes e cenas - tiram o prazer da leitura. Na ficção, a narrativa deve buscar ser cinematográfica, de modo que os leitores realmente acompanhem a trama. A ausência de diálogos também empobrece o texto, a não ser em alguns tipos de histórias como as de Edgar Allan Poe, que tinha uma habilidade incrível de criar toda uma ambientação envolvente dispensando os diálogos.

São apenas algumas dicas rápidas. Mas como eu disse, a revisão antes da publicação é muito importante.