🌺🌺 - SOBREVIVÊNCIA

 

Há vezes, para salvarmos a nossa saúde mental e emocional, necessitamos nos afastar até de pessoas que gostamos muito. Nem todos percebem os limites e nos agridem com exigências, pensando estar exercitando o bem.

Imaginam-se em atos de bondades, invadem a nossa privacidade mental, violando a nossa intimidade emocional, sem o nosso consentimento, injustamente cobrando atitudes. A ninguém é dado o direito de ultrapassar esse espaço, quando não solicitado. Terminam nos destruindo, nos quebrando em pedacinhos muito difíceis de colar.

Fui submetida a essa tortura por longos anos e só agora, neste momento, estou tentando me impermeabilizar para sobreviver, mas com ajuda profissional. Não o pude fazer sozinha, porque o sentimento de culpa que foi muito bem plantado em mim, ficou profundo, criou raízes.

A nossa saúde é o produto do convívio entre nossos fatores biológicos, psicológicos e sociais. Também sou ciente das responsabilidades éticas e parentais. Todavia, nem sempre é possível atendermos a todas essas exigências quando as pessoas negam e rejeitam a totalidade dos nossos atos de ajuda e apoio.

Mas, incessantemente, nos cobram como se fôssemos os culpados irresponsáveis, ignorando as atitudes já empreendidas por nós. Cobrando, ficam de alma tranquila.

Estou em processo de recuperação da autonomia da segurança do meu emocional, que restou avariado.


 

 

Branca Estrela
Enviado por Branca Estrela em 24/11/2024
Reeditado em 24/11/2024
Código do texto: T8204533
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.