SANTIFICAÇÃO E CONSAGRAÇÃO
Hebreus 12.14 - "Sem santificação ninguém verá o Senhor"; porque Deus é santo então devemos nos santificar(separar). Isso literalmente significa que temos que nos afastar do pecado. O pecado nos distancia de Deus, que o diga Adão e Eva, que viviam em plena comunhão com o Criador, todos os os dias era Deus quem os visitava no jardim, porém o pecado da desobediência os afastou de Deus. Então, concluimos que, é nosso dever nos afastar do pecado para podermos nos aproximar de Deus.
1 Coríntios, 7.35 - "Estou dizendo isso para o vosso maior benefício, não para restringir vossa liberdade, mas para que possais viver de maneira honrada, em plena consagração ao Senhor". Jesus veio como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, sendo assim, quando aceitamos Jesus como nosso Salvador e Senhor, pela fé, recebemos a justificação e nos tornamos livres do pecado e por isso devemos nos consagrar ao Senhor para que o pecado não tenha mais domínio sobre nós. Afastados e livres do pecado, nossa vida está separada para Deus, mesmo estando no mundo não somos do mundo (João 17.16); nossa vida separada do pecado é agora consagrada a Deus, isso implica um passo a frente. Mesmo estando e nos mantendo afastados do pecado, ainda temos o dever de nos afastar de coisas que são lícitas, mas que não convém para nos consagrarmos a Deus. Por exemplo; comer é lícito, mas em alguns momentos eu preciso me afastar da comida para me consagrar. Romanos, 14.17 "Porquanto o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo". Dormir é lícito, mas em alguns momentos eu preciso renunciar o sono para ir buscar a Presença de Deus, Salmos, 119.148 "Fico acordado nas vigílias da noite, a fim de refletir sobre as tuas promessas".
CONCLUSÃO:
Santificação é portanto me afastar do pecado para me aproximar de Deus e consagração é me afastar até do que não é pecado para me aproximar mais de Deus.