Greta Thunberg e a COP29 no Azerbaijão
Em 11 de novembro de 2024 Greta Thunberg, participando de um protesto em Tbilisi, na Geórgia, reclamou da escolha do Azerbaijão como sede da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 29 (COP 29), que classificou de "mais do que absurda" por se tratar de um "petroestado (sic) autoritário".
Como não sei muita coisa desse país asiático fiz uma rápida pesquisa e descobri que mais uma vez a Greta tem razão. Pois encontrei matéria na Gazeta do Povo, jornal brasileiro conservador e de tendência claramente cristã, a informação de que o referido país é uma ditadura e seu presidente inclusive aparece numa foto ao lado de Vladimir Putin, que esteve lá de visita.
Ilham Aliyev está no poder desde 2003.
Para Greta, essa escolha da sede do evento é "extremamente hipócrita" e aliás a humanidade violou o limite de 1,5 grau de aquecimento global, proposto no Acordo de Paris. Ela também falou em genocídio, pois o referido país recentemente executou uma "limpeza étnica" (eufemismo para "massacre") num pequeno enclave da Armênia, provocando fuga em massa dos armênios que lá viviam para a parte mais extensa de seu país.
Enquanto isso li também que Geraldo Alkmin e Marina Silva estão lá no Azerbaijão, portanto nosso governo esquerdista, ao contrário da Greta, não fez boicote. E também li que aquele país está de fronteira terreste e marítima fechada; entrar e sair só de avião. Estranho... como se não quisessem permitir muito vazamento de informação. Pois tais regimes, quando necessário, costumam maquiar sua situação interna.
https://www.poder360.com.br/poder-internacional/greta-thunberg-critica-escolha-do-azerbaijao-como-sede-da-cop29/