A seca em Brasília

     A seca em Brasília, como em muitas partes do Brasil, é um fenômeno que gera impactos  na vida cotidiana e no meio ambiente. Situada no coração do país, a capital federal enfrenta anualmente períodos de estiagem que afetam não apenas o abastecimento de água, mas também a qualidade de vida dos seus habitantes. A escassez de chuvas durante os meses secos, normalmente entre maio e setembro, agrava problemas relacionados à saúde, à agricultura e ao meio ambiente, exigindo atenção e soluções de longo prazo.

 

     Um dos efeitos mais visíveis da seca em Brasília é a baixa nos reservatórios que abastecem a cidade. Em alguns anos, o nível de água nos principais reservatórios, como o de Descoberto e Santa Maria, chega a níveis alarmantes, forçando o governo local a implementar racionamentos de água. Isso impacta diretamente a população, que precisa adaptar seus hábitos de consumo, além de afetar a produção agrícola da região, gerando prejuízos para agricultores e encarecendo produtos nos mercados.

 

     Outro fator preocupante é o aumento das doenças respiratórias durante os períodos de seca. Com a umidade relativa do ar frequentemente abaixo dos 20%, a qualidade do ar piora drasticamente. Isso, somado às queimadas que muitas vezes ocorrem na vegetação seca do Cerrado, agrava ainda mais o problema, levando a um aumento no número de internações por problemas respiratórios, principalmente entre crianças e idosos.

 

     Além dos desafios imediatos, a seca em Brasília também levanta discussões sobre a necessidade de uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos, torna-se essencial a conscientização da população sobre a importância de economizar água e a implementação de políticas públicas que priorizem a sustentabilidade.

 

 

           Angélica Lima

 

 

 

 

Angélica Lima
Enviado por Angélica Lima em 25/09/2024
Código do texto: T8159559
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.