Dois preconceitos políticos

Primeiro preconceito: o de que "só existem esquerda e direita". É perigoso ficar polarizando a humanidade, isso gera ódio e intolerância. Existem várias posições políticas possíveis, como centro, centro-direita, centro-esquerda, extrema esquerda, extrema direita, apoliticos, posições independentes de posição geométrica...

Eu por exemplo sou um católico conservador.

Deixo bem claro que não sou esquerdista e pelo contrário, para mim a esquerda não está com nada. Ela gosta de encampar pautas até simpáticas, mas o que se vê é que isso fica mais no palavreado. E se diz progressista quando na verdade a esquerda é retrógrada, reacionária, obscurantista e negacionista, com visível viés totalitário.

Mas também não sou da direita. Noto com frequência que a direita tende a ser insensível a certos temas como o ambientalismo, que ela chega a considerar como uma espécie de terrorismo.

E o fato é que, mesmo com minha ojeriza pela militância esquerdista e sua mania de lacração, de vez em quando eu esbarro com pessoas da direita que discordam de mim por não aceitarem meus pontos de vista.

Não estou é claro querendo generalizar e prejulgar pessoas, não demonizo alguém por ser de esquerda ou direita. Mas é reducionismo dizer que só existem direita e esquerda quando muita gente nem sabe o que é isso.

Segundo preconceito: tem gente da direita que não apoia movimentos ecológicos, climáticos ou ambientalistas por achar que isso é coisa de esquerdista. É uma atitude própria de direitistas. No entanto há nisso manifesto equívoco. É preciso entender que a esquerda não é ecológica coisissima alguma: a esquerda destrói a natureza.

Ela pretende sim, passar a ideia de ser a grande defensora da natureza. Porém, no tempo da União Soviética, o Leste Europeu (Cortina de Ferro) era mais poluído que a Europa Ocidental, democrática. Agora vemos o governo esquerdista brasileiro impotente diante das queimadas que estão destruindo os nossos biomas.

E sem esquecer o que os comunistas da Rússia fizeram com a cadelinha Laika em 1957 e nunca pediram desculpas.

Portanto, devemos entender que os ambientalistas, em princípio, não são direitistas nem esquerdistas: são AMBIENTALISTAS.