Com força e determinação

Eu olho para o retrovisor, vejo um carro querendo me ultrapassar, estou na esquerda com velocidade abaixo da velocidade da pista, atrapalhando os outros motoristas, que podem estar com mais pressa do que eu, para chegar a algum lugar que eu desconheço. Vou para a direita e o deixo passar, ele dá dois toques agradecendo a gentileza.

Paz no trânsito, ninguém é obrigado a nada neste mundo. Respeito é bom e mantém a harmonia em todos os lugares. Aquele que eu agrido agora pode ser aquele que vai abrir para mim a porta da felicidade no próximo momento. Em geral acreditamos que isso é impossível, por que em nossa soberba, nos acreditamos imunes.

A melhor maneira de se viver a vida é encerrando cada momento como se esse fosse o último, abrindo um novo instante como se fosse o primeiro, sempre com consciência, determinação e amor. Quando olho o próximo procuro ver nele um semelhante, um reflexo de mim mesmo, uma nova possibilidade, um ser humano, um amigo.

O trânsito é o melhor termômetro que existe para que possamos nos conhecer mais intimamente, por que aí as coisas acontecem a uma velocidade muito grande, o tempo para manipularmos as nossas aparências é ínfimo e terminamos por perder o controle, se esquecemos de praticar o bem, com força e determinação.