TDI - Transtorno Dissociativo de Identidade
Já pensou em compartilhar um único cérebro com várias pessoas diferentes? Dividir o mesmo corpo com homens, mulheres, idosos, crianças, heterossexuais, pansexuais, otimistas, pessimistas, extrovertidos, introvertidos, fãs de funk e de rock?
Essa é a realidade de quem convive com o Transtorno Dissociativo de Identidade, um dos transtornos mentais mais desconhecidos e cercados de mitos.
Indivíduos que, como consequência de abusos sexuais, físicos e psicológicos, veem seu cérebro dividir a consciência em múltiplas personas para suportar as lembranças traumáticas. Essas personas, ou alter-egos, emergem com nomes, idades, gêneros, preferências e até características fisiológicas distintas - como miopia, diabetes e cegueira.
Um sistema complexo que se desenvolve involuntariamente, desafiando as concepções tradicionais de identidade e personalidade.
Há alguns anos, tenho me dedicado ao tratamento de pessoas com transtornos emocionais graves e, nos últimos anos, mergulhei profundamente no cuidado de indivíduos com Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI). Sinto-me realizada por fazer parte de uma jornada onde não apenas mudamos histórias, mas também criamos métodos e inovamos tratamentos para casos ainda pouco compreendidos. Em 2024, tive a honra de ajudar mais de 10 pessoas a se libertarem do TDI e a retomarem suas vidas.
Se você se identifica com alguma dessas características ou enfrenta algum transtorno emocional, eu te convido a conhecer as histórias de pessoas que recuperaram suas vidas e, totalmente livres, deixaram seus depoimentos.
No meu Instagram profissional @psicoterapeutaes, no ícone de stories salvos denominado "Depoimentos", você terá acesso a essas histórias inspiradoras. Também estão disponíveis no feed.