Cobrança Indevida e Péssimo Atendimento (Águas do Rio – RJ)
* A intenção desta reclamação é a reflexão. Sei que não estou sozinho neste problema. O famoso "é raro, mas é muito comum". Talvez sequer exista interesse em resolver. Muitos problemas são lucrativos!!!
O meu problema é uma cobrança indevida. O morador estava no domicilio e inclusive o portão estava aberto. No entanto, a medidora de água simplesmente marcou o consumo por média de consumo. Ou seja, o que deveria ser 208m3 para 218m3 (menos de 15m3: a conta mínima) ficou como 208m3 para 208m3 com 16m3 de consumo (não contabilizado) que é uma conta muito mais cara!
A Primeira frustração é ver que no próprio site da empresa não existe nenhuma facilidade em fazer reclamações sobre a contestação da fatura. Agora para imprimir 2ª via e pagar de imediato é muito simples. Curioso que para enviar dinheiro seja fácil, mas para receber seja difícil.
Com muito custo, descubro um email e um telefone que também é Whatsapp. O telefone? Só de imaginar as mil vezes que a ligação poderia cair. Tentei pelo Whatsapp. E sou surpreendido com um serviço que também é ruim. Do nada simplesmente param de responder você. Fui obrigado a tentar com outro número de Whatsapp para ter alguma resposta. Meu atendimento no Whatsapp começou 12h33 e só foi encerrar sem nenhuma solução 19h48.
Ou seja, por causa de R$ 50,00, a empresa cansa você e te toma um tempo enorme que não compensa o prejuízo financeiro. Fico imaginando quanto lucro este monopólio da água no RJ obtém desta forma.
Ainda tive que ouvir "por normas da empresa orientação que a padronização é que o seu Hidrômetro, seja externo na calçada, para evitar que seja faturado por média. valor do serviço é R$ 462,12". Como se a responsabilidade pela instalação do Hidrômetro fosse minha. Eu que devo pagar pelo serviço de cobrança da empresa, é um absurdo total. Deixa bem claro o que realmente interessa para este monopólio.
Sem nem comentar aqui tantos hidrômetros que vejo pelas ruas que mais parecem lixeiras. Fico até preocupado se isso não seria expor à água a contaminação ambiental.
Meu receio é no próximo mês ainda (terem a cara de pau) cobrar a partir de 208m3. Como foi realizada a média de consumo, o mínimo que a empresa deveria ter feito era passado o consumo de 208m3 + 16m3, mas nem isso ela fez!
Paguei a conta mesmo estando errado. Pois a experiência com monopólios brasileiros sem a devida punição que merecem me ensinou isso. E ainda tive que ler do atendimento que não havia nada a ser feito e que deveria esperar a próxima leitura de água em 08/09/2024.
Resumindo. Sou cobrado indevidamente. Pago Indevidamente. Tenho que gastar um tempo enorme e cansativo buscando o mínimo de Justiça que não vai nem pagar o meu tempo. Tenho que ouvir uma proposta descabida de pagar para ter o hidrômetro fora da minha casa. E ainda, depois de horas, nada é resolvido e empurrado para o mês seguinte.
Saudade da CEDAE que foi parcialmente vendida (a parte boa) para patrocinar, entre outras coisas, shows artísticos pelas prefeituras!
Protocolos recebidos pela empresa via Whatsapp: 20240813020259 e 20240813036726
Link Reclame Aqui: https://www.reclameaqui.com.br/aguas-do-rio/cobranca-indevida-e-pessimo-atendimento_xs07A59C7huscelK/