# Kalúnia 2024: Governador bolsonarista Cláudio Castro, do estado do Rio de Janeiro, é indiciado pela Polícia Federal por corrupção passiva e peculato
Um jornal de boatos confirmados
O governador Cláudio Castro, do estado do Rio de Janeiro,
e seu irmão de criação, Vinícius Sarciá, são suspeitos
de desviar recursos de programas do governo estadual
- A Polícia Federal (PF) indiciou esta semana o governador do Partido Liberal, do Bolsonaro- PL, por corrupção e peculato. O irmão de criação do governador, Vinicius Sarciá, também foi indiciado pelos mesmos crimes. O relatório da investigação foi encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça - STJ - no início de julho e está sob sigilo. O relator do caso, ministro Raul Araújo, encaminhou o parecer da PF à Procuradoria-Geral da República - PGR, que irá analisar se existem elementos para apresentar uma denúncia ou se há necessidade de outras diligências.
Castro é o quarto governador seguido do Rio de Janeiro a ser acusado de corrupção pela PF. Wilson Witzel, Luiz Fernando Pezão e Sérgio Cabral também foram formalmente acusados.
Em dezembro de 2023, a Polícia Federal já havia realizado a Operação Sétimo Mandamento, que teve como alvo Vinícius Sarciá Rocha, irmão de criação de Cláudio Castro. A operação investigou possíveis fraudes em programas assistenciais do estado do Rio .
Castro apoia abertamente o candidato da seu partido, o PL, deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin com Bolsonaro presidente. Eduardo Paes, do Partido Social Democráttico - PSD - é apoiado por Lula,enquanto Tarcísio Motta concorre pelo PSOL. (PL),
(Continua)