# Kalúnia 2024: Justiça - Mais um bolsonarista condenado : a multa imposta foi de R$ 10 mil mais quatro meses e quinze dias de detenção por crime de injúria mas a pena privativa de liberdade foi substituída por uma pena restritiva de direitos

Um jornal de boatos confirmados

DECISÃO

Justiça condena empresário que xingou Zanin de 'safado' e 'vagabundo' no Aeroporto de Brasília

Na época do incidente, o hoje ministro do Supremo Tribunal Federal - STF -

era advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores - PT

A 6ª Vara Criminal de Brasília condenou o empresário Luiz Carlos Basseto Júnior a pagar uma indenização de R$ 10 mil por crime de injúria contra o atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin. Antes de assumir o cargo, o então advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo de agressões verbais do empresário, que registrou o incidente em vídeo e divulgou em suas redes sociais.

O caso ocorreu em janeiro de 2023. Zanin estava escovando os dentes no banheiro do Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, quando Basseto Júnior começou a insultá-lo e a filmar a situação. O empresário chamou Zanin de "bandido", "corrupto", "safado", "vagabundo" e "pior advogado que possa existir na vida". Ele também ameaçou agredir o advogado, conforme a filmagem: “Vontade de meter a mão na orelha de um cara desse”, disse em um momento.

Zanin não respondeu às provocações, mas ao sair do banheiro falou com um segurança do aeroporto. Ele e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acionaram a Justiça contra o homem por crimes de calúnia, injúria e difamação. Em sua decisão, a juíza Marina Rocha Cipriano Evangelista concluiu que os fatos narrados e comprovados constituem clara ofensa à dignidade e ao decoro do ministro, atingindo a sua intimidade. Ela ainda concluiu que o incidente foi motivado por razões políticas.

A 6ª Vara Criminal de Brasília tornou o empresário réu em novembro do ano passado. Antes disso, em abril do mesmo ano, houve uma tentativa de audiência de conciliação entre as partes, mas Basseto Júnior não compareceu. Um mês depois, ele gravou e publicou em suas redes sociais um vídeo pedindo desculpas e elogiando o magistrado: “Declaro publicamente que o advogado e atual ministro Cristiano Zanin não faz jus às palavras ditas por mim naquele dia”.

Os advogados do ofensor Basseto Júnior

alegaram que ele ofendeu o hoje ministro de forma “inconsciente” e que, deveria assim se retratar retirando tudo o que havia dito contra Zanin. Eles disseram que os fatos ocorreram três dias depois do 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram destruídas em Brasília, em meio a uma troca de governo e com fortes discussões ideológicas e políticas, com ânimos à flor da pele.

A multa imposta foi de R$ 10 mil mais quatro meses e quinze dias de detenção por crime de injúria mas a pena privativa de liberdade foi substituída por uma pena restritiva de direitos

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 23/07/2024
Código do texto: T8112956
Classificação de conteúdo: seguro