# Momento Itajubense : Cai o número de eleitores de Itajubá - agora são 60 mil e dezoito / Motoqueiro que atropelou bebê de um ano é preso em Pouso Alegre

Jornal de Itajubá - Sul de Minas Gerais

Terça-feira, 23 de julho de 2024

O município de itajubá está com nada menos do que 5 mil e 50O eleitores registrados a menos para as próximas eleições para prefeito e vereadores. Foi o que divulgou recente, levantamento de todo país do Tribunal Superior Eleitoral - TSE. Ou seja, se Itajubá tinha 73.509 eleitores em 2022, agora em 2024 tem 68.018, representando uma redução de 5.491 eleitores,ou 7,47%: o menor número de eleitores registrados no município nas últimas sete eleições.

PERFIL DO ELEITORADO ITAJUBENSE

Entre os eleitores aptos a votar em 2024, a maioria é composta por mulheres, com 35.682 eleitoras do sexo feminino, representando 52,46% do total. Os homens somam 32.335 eleitores, correspondendo a 47,54% do eleitorado.

Em termos de escolaridade, a maior parte dos eleitores possui ensino médio completo, abrangendo 31% do total. Eleitores com ensino superior completo representam 20,3%, enquanto 17,81% possuem apenas o ensino fundamental incompleto.

FAIXA ETÁRIA DO ELEITORADO

A faixa etária predominante entre os eleitores de Itajubá é de 45 a 59 anos, com 17.414 eleitores. Seguem os eleitores com idades entre 25 e 34 anos, que somam 13.288, e os de 35 a 44 anos, com 13.166 eleitores.

ELEITORES NÃO OBRIGADOS A VOTAR

A cidade também conta com uma pequena parcela de eleitores que não são obrigados a votar. Entre eles, há 86 jovens de 16 anos e 235 de 17 anos. Além disso, 4.439 eleitores têm entre 70 e 79 anos, e 1.294 possuem mais de 79 anos.

INCLUSÃO E DIVERSIDADE. No quesito de inclusão, Itajubá tem 14 eleitores que usam nome social para votar, demonstrando um avanço na aceitação e respeito à identidade de gênero.

No primeiro turno das eleições de 2022, 54.505 foram às urnas, com uma taxa de comparecimento de 74,55%; 18.819 eleitores não votaram.

Preso jovem que empinou moto e atropelou carrinho com bebê de um ano em Pouso Alegre

A criança de um ano e quatro meses sofreu ferimentos no rosto. A avó não ficou ferida.

A belezinha do motoqueiro empinava a moto quando atingiu as vítimas. Depois do atropelamento, ele fugiu a pé até ser preso pela PM. Ele tentou se desculpar com as vítimas porque queria levar a moto com ele, mas foi impedido por várias pessoas que viram o atropelamento.

A avó passeava com o neto de um ano em carrinho de bebê, quando a moto atingiu eles na calçada.

O fato deu-se no bairro Jatobá,de Pouso Alegre, depois das 10h, desta segunda-feira (22/7).

O criminoso de 19 anos, fazia entregas para uma farmácia.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 23/07/2024
Reeditado em 23/07/2024
Código do texto: T8112894
Classificação de conteúdo: seguro