Será se sabemos tanto quanto pensamos?
1) Que é o efeito Dunning-Kruger?
Resposta: é um viés cognitivo que leva a pessoa que tem pouco conhecimento sobre determinado assunto a supervalorizar o próprio conhecimento.
2) Quem concebeu teoricamente esse efeito?
Resposta: os psicólogos norte-americanos David Alan Dunning e Justin Kruger. Contexto histórico: 1999.
3) De acordo com o estudo, constata-se que a pessoa com baixa habilidade em uma tarefa tende a superestimar sua competência?
Resposta: sim. Apesar de saber pouco sobre dado assunto, sente-se "especialista".
4) O efeito tem a ver com o paradoxo socrático?
Resposta: sim. O "só sei que nada sei" demonstra que, quanto mais sabemos de um assunto, maior consciência temos do que nos falta saber, ou seja, do limite da própria ignorância.
5) Como o efeito Dunning-Kruger é observado?
Resposta: pelos erros de calibração do incompetente + do altamente competente.
6) Que é o erro de calibração do incompetente?
Resposta: é a superioridade ilusória decorrente da incapacidade de reconhecer a complexidade.
7) Que é o erro de calibração do altamente competente?
Resposta: é o fato de que, quem detém alta habilidade para uma questão, subestimar a própria habilidade.
8) Qual um exemplo prático do efeito Dunnig-Kruger?
Resposta: no mercado de capitais, o efeito é visível. Normalmente, em um primeiro momento, o agente econômico acha muito complicado e que estaria fora do alcance pessoal (fase do "não entendo nada"). Depois, ao dar o passo inicial, percebe que as regras atuais para investir nesse tipo de mercado são relativamente descomplicadas, o agente ultrapassa a fase do "não entendo nada" para "eu sei tudo". Aí mora o perigo!!!
9) Então, julgar-se expert quando apenas se sabe a regra básica pode custar caro?
Resposta: sem dúvida já que o ator social incorrerá em riscos desnecessários. Que fazer? - Manter a mente aberta + cultivar a autoconsciência + pensar criticamente + internalizar a humildade socrática.
10) O EFEITO DUNNING-KRUGER é sinônimo do EFEITO BORBOLETA?
Resposta: NÃO. O EFEITO BORBOLETA foi um fenômeno observado pelo meteorologista Edward Lorenz em 1961. Ao inserir no computador dados como temperatura, volume de chuva, velocidade dos ventos e outros parâmetros, para fazer a previsão do tempo, chegou a um resultado. Depois, ao tentar repetir o cálculo, com mais casas decimais (pequenas variações), o resultado era completamente diferente. Ideia básica: a cada evento em nossas vidas, milhares de outros podem (ou não) acontecer. Numa fração de segundos, então, a vida muda.