Pontuação

A vírgula é para dar o tom, o ritmo respiratório, a preparação para continuar o texto na mesma idéia. Um tempo para pensar, onde o escritor subentende, reflete, desvia ou afirma sobre o mesmo pensamento sem sair do foco. Faz parte do trabalho a pausa, a necessidade de sentir antes de continuar, para saber se está correto.

O ponto é quando o pensamento ainda é o mesmo, mais exige uma mudança de tom, um adendo, um retorno ao princípio ou um prolongamento do pensamento expresso no parágrafo que contém no tema o sentido ainda incluso, expressando no momento a continuidade do sentimento, do pensamento ou da ação.

A exclamação é a imposição ou a admiração na idéia proposta. A força do pensamento expresso na palavra que ocupa na obra o seu lugar mais especial. A interrogação argúi ao leitor sobre um questionamento feito pelo escritor na formação de sua idéia, muitas vezes para direcionar o seu pensamento a um objetivo.

Os dois pontos antecedem a uma informação contundente, na qual se busca um complemento para a idéia exposta anteriormente. O ponto e vírgula é uma informação simples, sem maiores diretrizes no pensamento ou na obra do autor, mas que pode ajudar ao leitor na compreensão da idéia no contexto final do pensamento.