# Kalúnia 2024: Itajubá é uma cidade sem informação sobre corrupção na prefeitura e na Unifei

Um jornal de boatos confirmados

Infectada pelo bolsonarismo, Itajubá é uma cidade quase sem informação, haja visto as que faltam no momento sobre o escândalo de corrupção em sua prefeitura e sobre a situação do patrimônio do Diretório Acadêmico da Universidade Federal de Itajubá - o Daefei.

A cidade conta

com apenas um jornal impresso semanal, dominado pelo ex-prefeito Rodrigo Riera , do qual foi secretário municipal de Saúde o ex-vice prefeito e também ex-secretário municipal de Saúde, farmacêutico Nilo Baracho, em prisão cautelar depois de participar durante anos do desvio comprovado de milhões de reais do orçamento da Prefeitura de Itajubá.

Houve ainda a comprovação policial de que um dos maiores empresários locais , Hassan George Al Mohallem, esteve diretamente envolvido no mesmo delito. Foi detido, mas conseguiu sua soltura, só que com uso de tornozeleira eletrônica. Quanto a conclusão do caso , está em segredo de justiça.

O caso do Daefei é outro acinte

O maior diretório acadêmico da América Latina , como se orgulhava e tem ainda escrito numa de suas ruínas, está com seus imóveis na Justiça penhorados por dívidas com músicos. Dominado por estudantes bolsonaristas, o Daefei só não perderia tudo caso aceitasse uma proposta indecente do atual prefeito bolsonaro de Itajubá, Christian Gonçalves.

Em conluio com o mais que conhecido bolsonarista , o atual reitor da Unifei, o prefeito Christian, que nunca fez nada que preste no município, pretende instalar uma escola cívico militar de período integral nos históricos imóveis em ruínas do Daefei.

Explica-se,o atual reitor da Unifei, é o professor Edson Luiz da Costa Bertoni, que fraudou a última eleição para o cargo, aproveitando-se da praga do Jair na presidência.

Hospital das Clínicas de Itajubá

A corrupção na Prefeitura de Itajubá envolveu e pode estar ainda envolvendo o Hospital das Clínicas de Itajubá - HCI, bem como a fundação particular mantenedora das duas entidades FMIt e HCI.

Acontece que o famigerado bolsonarista Nilo Baracho, vinha de ser secretário municipal de Saúde, desde as duas gestões do também ex-prefeito, idem Bolsonara, Rodrigo Riera, e arrumou emprego de professor na Faculdade de Medicina de Itajubá - FMIt - ligada ao HCI. É um nó, que fez inclusive de Itajubá um dos municípios mineiros com mais vítimas mortais da pandemia da Covid. Aliás, por incrível que pareça, o atual prefeito Christhian e Baracho contraíram Covid, uma vez que não se vacinaram porque bolsonaristas convictos.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 23/06/2024
Reeditado em 15/07/2024
Código do texto: T8091736
Classificação de conteúdo: seguro