# Momento Itajubense: Pássaro raro fotografado no campus da Unifei / Foragido de facção paulista é localizado e preso em Cristina / Tecnologia em Itajubá / Quais são as cidades com maior taxa de assassinatos de Minas Gerais

Jornal de Itajubá - Sul de Minas Gerais

O professor da Universidade Federal de Itajubá - Unifei - Kleber Gonçalves Junior - captou fotografias inéditas do pássaro pipira - de - taoca no campus da instituição, conforme informou a imprensa nesta terça-feira.

Pássaro do cerrado considerado quase extinto , o pipira deve ter migrado de matas secas degradadas para a Mantiqueira e campus universitário, ainda segundo Kleber.

Tecnologia no Expo Center Parque

Itajubá recebe 1ª edição de evento sobre

tecnologia, inovação e empreendedorismo

Termina amanhã, quinta-feira a 1ª edição do HardTech Innovation de |tajubá . A programação acontece no Expo Center Parque, avenida Tancredo Neves, 2, bairro Avenida. Evento do Sebrae, a feira reúne startups, palestras e rodada de negócios.

A 1ª edição do HardTech Innovation é feito pela Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo e Prefeitura Municipal em parceria com o Sebrae. Hardtech é um termo que tem sido usado para designar startups e ecossistemas que abraçam tecnologias complexas ou resolução de problemas de alto impacto. Isso abrange de hardware, biotech, mix de tecnologias exponenciais até software.

Em um único espaço, o evento vai reunir empresas, startups, universidades e centros de pesquisa, órgãos públicos, investidores, associações e entidades de apoio à inovação que representam os interesses do setor em todo o Brasil e promovam a colaboração entre os diferentes agentes. Serão mais de 30 palestrantes, 80 startups e 40 expositores em quatro dias de programação.

O HardTech Innovation Itajubá vai contar com rodada de negócios e programas do Sebrae para ajudar pequenos negócios e pequenas indústrias a melhorarem seus desempenhos e potencializarem resultados.

Outra ação será o ELI Summit Minas Gerais, que vai gerar conexão entre representantes dos 11 ecossistemas de inovação do estado que estarão presentes no evento. Também terá competições de jogos e drones.

“Compartilhar conhecimento, fomentar o empreendedorismo e incentivar o espírito empreendedor da região é uma das premissas do Sebrae. Por isso, durante o HardTech Innovation será possível compartilhar práticas, estratégias, ferramentas e tendências ao mesmo tempo em que as conexões e a geração de negócios entre os participantes são realizadas”, ressaltou a analista do Sebrae Minas, Andresa Cristina Paes.

Programação

O HardTech Innovation foi oficialmente aberto com palestra do ator, apresentador, modelo e empresário, Felipe Titto, que falará sobre a sua trajetória como empreendedor com negócios consolidados. A apresentação será na noite desta segunda-feira (17).

A engenheira mecânica e tecnologista sênior do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), Vanessa Bawden, também é presença confirmada no evento, vai abordar os “Serviços oferecidos pelo Laboratório Nacional de Astrofísica para empresas e startups”.

Já o administrador rural especializado em Indicação Geográfica (IG) e Marcas Coletivas, e diretor do Inovates, Anselmo Buss Junior, vai falar sobre “O papel da Indicação Geográfica como Agente de Transformação Territorial”.

Para ver a programação completa, basta acessar o site do evento.

Competições

O universo dos games e dos drones será um dos temas abordados no HardTech Innovation. Com a temática de caça ao tesouro, o campeonato de drones terá equipes divididas nas categorias autônomos e radiocontrolados. Elas vão participar de missões obrigatórias, que incluem reconhecimento do local, identificação de elementos, voo sobre a área demarcada e entregas com os drones.

Já a DevTech Jam será uma competição de desenvolvimento de jogos voltada para estudantes do Ensino Superior. Durante o evento, as equipes participantes deverão criar e colocar em funcionamento um jogo interativo.

Polícia

Homem é preso

em Cristina depois

de cometer roubos

em São Paulo e

no Sul de Minas

Investigado era foragido desde fevereiro deste ano; ele é o terceiro preso de uma organização criminosa especializada

A prisão aconteceu em operação conjunta das Polícias Civil de São Paulo e Minas Gerais. O homem de 30 anos é suspeito de envolvimento em diversos roubos em São Paulo e no Sul de Minas. Ele estava em Cristina quando foi detido nesta terça-feira (18/6).

De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerias, o homem era considerado foragido desde fevereiro deste ano e é o terceiro preso de uma organização criminosa especializada. As apurações indicam a participação dele em pelo menos seis roubos a mão armada em São Paulo.

Itajubá sedia o maior evento de inovação e empreendedorismo do Sul de Minas

MANDU NEWS: NOTÍCIAS DE POUSO ALEGRE E REGIÃO – AO VIVO

Vídeo mostra briga entre integrantes de congadas em Silvianópolis

Jovem caminhoneiro morre em acidente na MG-459, em Monte Sião

Outros mandados de busca e apreensão foram cumpridos pelas Delegacias da Polícia Civil em São José dos Campos/SP, Cristina/MG Itajubá/MG. As investigações tiveram início em janeiro deste ano e apontam que uma organização criminosa atuava em crimes de roubo com uso de arma de fogo em diversas cidades do Vale do Paraíba, preferencialmente em residências de alto padrão.

O conduzido foi encaminhado para o sistema prisional no estado de São Paulo. “As investigações continuam com o objetivo de identificar outras pessoas ligadas a organização criminosa. Ao todo, participaram da operação seis policiais civis do estado de São Paulo e oito policiais civis da Regional de Itajubá”, citou a PCMG.

Governador Valadares - a mais violenta

Governador Valadares seguida de Nova Serrana e Itabira são as três cidades mais violentas de Minas Gerais, segunda a taxa de homicídios registrada no fAtlas da Violência de 2022 , divulgado nesta terça-feira pelo Governo Federal.

Nem Belo Horizonte e nenhuma cidade do Sul de Minas constam entre as dez mais violentas, onde predomina o Vale do Rio Doce. Ainda assim, a capital mineira é a sexta mais violenta capital do país no mesmo levantamento.

Zulcy Borges e editor re e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 19/06/2024
Reeditado em 19/06/2024
Código do texto: T8088860
Classificação de conteúdo: seguro