Cartagena acolherá o Quilombo Literário Amefricano

 

Durante três dias consecutivos, Cartagena acolherá o Quilombo Amefricano de Literaturas, ponto de encontro cimarronesco, de libertação e de rebeldia dos escritores brasileiros. As ações fazem parte de projeto de Irmanamento entre Cachoeira-BA (Brasil), e Cartagena de Índias, Bolívar (Colômbia), em que João Vanderlei de Moraes Filho e poetas colombianos se juntam para fortalecer laços culturais, afetivos e literários entre as duas cidades.

 

Nos dias 18, 19 e 20 de junho, dez escritores, investigadores, fotógrafos e bibliotecários do país irmão estarão em vários locais públicos de Cartagena, partilhando com colegas da cidade e com o público que os acompanhará nesta jornada de intercâmbio cultural, disse Martin Salas, um dos organizadores deste encontro. Os brasileiros nessa jornada são: Andrea Coutinho, Davi Nunes, Endi Kethleen, Fernanda Nascimento, Valdir Alves, Giselli Oliveira, João Vanderlei de Moraes Filho, Joseane Soares, Radi Oliveira y Roni Bonn.
 

Ele disse que este intercâmbio cultural surgiu como resultado da presença de Pedro Blas Julio Romero, Rómulo Bustos, Gustavo Tatis e ele próprio, em Cachoeira, Brasil, participando num evento semelhante. Disse que os ilustres visitantes trazem uma coleção de livros para intercâmbio cultural, com ênfase na literatura. E destacou o apoio que têm recebido da Câmara Municipal de Cartagena e da Fundación Casa de Poesía Luis Carlos López.


Programa
Quilombo Americano de Literaturas - Espaço de encontro Cimarrones, libertação e rebeldia, um encontro que explora a identidade e as alianças que se podem tecer em torno deste encontro.

 

Terça-feira, dia 18/06/2024
Hora: 10: 30 a.m.
Local: Hotel Las Palmas
(Plaza del pozo)
Inauguração do Quilombo Amefricano de Literaturas.
Claustro de La Merced

 

(Toda a programação)
Inauguração oficial
Hora: 4: p.m.
Apresentação do Recital Litero-musical Quilombo de la Palabra (Quilombo da Palavra)

 

16:30h
Mesa de inauguração - Universidade de Cartagena Participarão onze escritores
Esteban, Pedro Blás
Apresentação da ação, do programa e dos poetas do Quilombo Americano de Literaturas e dos seus projectos os seus respectivos projetos (Makaia/ Gente Miúda/ Floração do Verso/ Kilombellas)

 

17 h.
BÁOBÁ: O fundamento da palavra: Quilombo Americano de Literaturas, leituras e ortografias no plural (Andrea Dora)

 

17:30 hs.
O banzo na literatura negra no Brasil, por Davi Nunes

 

18h Documentário Tinta Preta - A literatura negra viva e presente In memoriam
/Conversa pós-filme/

 

19h.
Rodas de conversa/ Lançamento de livros
Apresentação dos quatro volumes da Coleção Tinta Prieta (download gratuito)

 

 

Fonte: Mundo Notícias

Rodolfo Mejía
Enviado por Valdeck Almeida de Jesus em 17/06/2024
Reeditado em 17/06/2024
Código do texto: T8087600
Classificação de conteúdo: seguro