Algumas notícias
Há muita coisa para comentar mas, falta tempo. É há outras matérias para publicar. Vou então dar apenas algumas notas:
Encerrou-se a I Jornada Mundial das Crianças, no Vaticano. Deu gosto ver o Papa Francisco, com seu habitual sorriso, confraternizando com milhares de crianças e seus responsáveis, também num estádio.
E as crianças, entusiasmadas? Muitas puderam tocar o papa e falar com ele.
Há coisa mais bela que um sorriso de criança?
Promover alegria saudável a adultos e crianças, a multidões, não pode ser um ato mau.
Por que então certas pessoas falam tão mal do Papa Francisco?
A imensa tragédia no Rio Grande do Sul soma-se a tantas outras que vêm ocorrendo ininterruptamente nos últimos anos.
Enchentes terríveis vêm acontecendo nas últimas semanas em várias partes do mundo, nos Estados Unidos, China, Russia e outros locais. Em Papua Nova Guiné um deslizamento matou, conforme o noticiário, umas duas mil pessoas!
Quando não são cataclismos tão ostensivos são ondas de calor ou de frio e secas terríveis. Ultimamente os recordes estão sendo batidos continuamente. Que pensar de uma temperatura de 52 graus, por exemplo?
E depois dizem que a Greta Thunberg não tem razão! E que é tudo "ciclo" e que a humanidade não tem poder para alterar o clima.
Ora, é claro que tem! A humanidade destrói florestas, e só o fato de destruir florestas já altera o clima! Tem mais: atualmente em todos os continentes, com exceção da Antártica, e em todas as grandes ilhas, com exceção da Groenlândia e outras ilhas articas e da Terra do Fogo, existem grandes cidades. E todas as grandes cidades possuem indústrias que poluem e esquentam, carros e prédios imensos que esquentam, pouca vegetação, poucas árvores. E queimam-se sem parar os combustíveis fósseis que no dizer de Greta, hoje cozinham o nosso planeta.
Greta já alertou que, se este aquecimento global, esse derrame de carbono, se isso não reverter até 2030, o mundo vai mergulhar na sexta extinção massiva, com o desencadear de processos naturais irreversíveis e fora do controle da humanidade e que isso provavelmente causará o fim da atual civilização.
Apesar da grande ofensiva russa, a Ucrânia continua resistindo e provocando danos na infraestrutura do inimigo. E Putin continua ameaçando meio mundo. No Oriente Medio continua a guerra sem previsão de acabar. O Hamas não merece piedade mas esse primeiro ministro de Israel bem podia ser substituído por alguém mais sensato. E tem um insensato e imaturo querendo provocar guerra aqui mesmo na América do Sul.
O mundo parece estar numa grande encruzilhada.
É preciso rezar e praticar o bem.
E o Professor Felipe Aquino (foto) lançou seu novo livro, "O triunfo da Igreja". Outro livro importante que a TV Canção Nova vem anunciando é "O Padre", biografia do grande e saudoso Monsenhor Jonas Habib.