O Estado é a Revolução

Lenine escreveu "O Estado e a Revolução" às vésperas da Revolução Soviética de 1917 e o livro foi publicado já ele primeiro secretário do novo Estado proletário.

Ou seja, pode-se dizer que "0 Estado e a Revolução" é a carta de princípios do comunismo soviético. Mais, o subtítulo "A Doutrina do Estado sobre o Marxismo e as tarefas do Proletariado na Revolução ", determina um manual de filosofia política contemporânea.

Acontece que em "O Estado..." , Lenine fornece sua interpretação mais direta e marxista do Estado, da democracia burguesa, da Revolução, da ditadura do Proletariado, do Estado Proletário.

" A questão do Estado adquire atualmente uma importância particular tanto no aspecto teórico como no aspecto político prático".

A concisa frase acima, que abre o prefácio da primeira edição, serviria mais do que perfeitamente para os dias atuais quanto o foi para a primeira década do Século XX. Nela não existem abstrações democratas ou populistas.

Vitorioso no plano prático revolucionário Lenine parte para triunfo igual no plano teórico revolucionário. O ataque agora é ao "capitalismo monopolistico mundial".

Franz Joyce
Enviado por Franz Joyce em 27/05/2024
Reeditado em 02/06/2024
Código do texto: T8072714
Classificação de conteúdo: seguro