# Ex-prefeito e secretário de Saúde de Itajubá, Nilo Baracho, já está sendo julgado / O fim do DAEFEI/ Praça de Esportes sem piscinas

Jornal de Itajubá - Sul de Minas Gerais

Único réu até agora e já em julgamento no Fórum de Itajubá, o ex-vice prefeito e secretário municipal de Saúde de Itajubá, e farmacêutico Nilo Baracho, além de professor da Faculdade de Medicina - FMIT - local, Nilo Baracho, passou esta semana pelas duas primeiras audiências no Fórum de Itajubá respondendo pelo desvio de pelo menos R$ 1,2 milhão de recursos públicos e privados da prefeitura, secretarias municipais e Hospítal das Clínicas de Itajubá - HCI. Baracho continua, além disso, preso cautelarmente no Presídio de Itajubá.

O desvio dos recursos aconteceram, entretanto, com a participação e associação dos empresários Hassam George Al Mohallem, Ricardo Piazzaroli e dos ex-diretores do HCI, médicos Rodolfo Cardoso e Kleber Gomes, todos detidos inicialmente mas agora soltos com tornozeleiras eletrônicas. A investigação da polícia e do Ministério Público de Minas Gerais , por tanto prossegue, pelos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Detalhe: os crimes aconteciam desde 2016, quando Rodrigo Riera era prefeito no lugar do atual Christian Gonçalves; e Nilo Baracho já secretário municipal de Saúde.

O fim do DAEFEI

Os prédios do Diretório Acadêmico da Escola (hoje universidade) Federal de Itajubá - DAEFEI - localizados no bairro São Vicente, atrás do Ginásio Tigrão, estão ameaçados de serem desapropriados pela Prefeitura de Itajubá em função de seu estado de abandono e depredação.

Sem qualquer atividade há muitos meses - uma parte cedida à prefeitura para albergue de sem tetos até o ano passado, todas suas dependências podem deixar de pertencer aos estudantes da Unifei, representados por seu diretório acadêmico por sofrerem risco de invasões, ameaça de ruir e incêndio - dotados que são de grande e potente instalação elétrica.

Apesar de tudo isto, nem DAEFEI, nem Prefeitura de Itajubá presta qualquer informação sobre o absurdo que aflige cada vez mais comércio e moradores circunvizinhos.

Piscinas da Praça de Esportes passarão por manutenção

Atividades aquáticas estão suspensas;

previsão de retorno para o 2º semestre

A Prefeitura de Itajubá informa aos associados da Praça de Esportes que, nos próximos dias, as piscinas do local passarão por manutenção e, devido ao trabalho, as atividades aquáticas estarão suspensas.

A previsão de retorno das atividades se dará no 2º semestre de 2024, após a passagem do período de frio no município.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 20/05/2024
Reeditado em 07/06/2024
Código do texto: T8067315
Classificação de conteúdo: seguro