TRABALHO X EMPREGO

Qual a diferença entre trabalho e emprego? Na situação de pleno emprego, admite-se nível de desemprego? Eis o que será estudado hoje!

Em linhas gerais, trabalho se refere à atividade humana, física ou mental, realizada com objetivo de produzir bens ou serviços. Economicamente, trabalho se opõe a lazer (qualquer atividade não remunerada).

Por seu turno, emprego consiste em relação de trabalho formalizada, na qual uma pessoa é admitida por determinada entidade (pública ou privada) com o escopo de realizar atividades em troca de remuneração. Agora, já conhecendo a diferença entre trabalho e emprego, que significa pleno emprego?

O pleno emprego é uma situação econômica na qual todas as pessoas que querem e podem trabalhar têm acesso a emprego. Nesse caso, a taxa de desemprego é praticamente zero, o que não significa que todas as pessoas aptas a trabalhar estejam empregadas pois existem pessoas que não desejam trabalhar por algum motivo. Logo, o pleno emprego é alcançado quando todos os que desejam e podem trabalhar têm um emprego.

Espero que o conteúdo tenha sido útil! Confere o canal no YouTube ENGENHO DE LETRAS DEVAGAR E SEMPRE!!! Há "playlist" de FINANÇAS PÚBLICAS. Até a próxima...

Professora Ana Paula
Enviado por Professora Ana Paula em 08/05/2024
Código do texto: T8059071
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.