Um educador cearense!
De acordo com matéria publicada no jornal alencarino O POVO, de 11.maio.2009, lê-se entrevista de Lauro de Oliveira Lima. O educador nasceu em Limoeiro do Norte em 1921. Faleceu em 2013 no Rio de Janeiro, onde teve oportunidade de aplicar o método psicogenético de ensino, sob nítida influência de Piaget e de Kant. Lá manteve o CENTRO EDUCACIONAL JEAN PIAGET.
Lauro de Oliveira Lima traduziu Piaget no Brasil e seus estudos sobre inteligência e etapas do desenvolvimento humano. Nessa perspectiva, Oliveira Lima propôs a valorização dos trabalhos de grupos de alunos. Estimulou os debates discentes. Os grupos deveriam criar situações-problema que tinham de debater e resolver. O papel do professor seria supervisionar os métodos pedagógicos desenvolvidos pelos próprios educandos de acordo com seus níveis mentais.
Sobre a educação no Brasil, em 2009, afirmou Lauro ("on line"): "falta visualizar uma equipe que lidere a educação no País". Suas palavras parecem atuais! Sim ou não?! Espero que o conteúdo de hoje tenha sido útil! Confere o canal no YouTube ENGENHO DE LETRAS DEVAGAR E SEMPRE! Há "playlist" sobre teorias da educação para concurso de professor. Até o próximo conteúdo!!!