Aprendizado

Você quer mudar o mundo? Comece mudando a você mesmo! É muito mais difícil mudarmos a nós mesmos do que mudar o mundo, por isso a maioria das pessoas preferi criticar os outros a criticar a si mesmos. Assim, vamos nos trabalhar com mais intensidade. Isso de crescer sozinho é mera ilusão, ninguém consegue esta proeza.

Somos seres gregários e é impossível fugir disso. Um homem ou outro, por motivos traumáticos vivem sozinhos, sem aparentar necessidade de vida em conjunto, isso é apenas uma fuga pessoal e redunda em absolutamente nada, por que todo o progresso que pode ter conseguido, é colocado por terra quando volta ao social.

Quando crescemos juntos, o nosso crescimento é sustentado e laborioso. Chegamos efetivamente a algum lugar no desenvolvimento, aprendemos uns com os outros, por mais difícil que possa ser a nossa relação. O grande desafio do homem é exatamente estar unido no desenvolvimento anímico de todos, no Todo presente em nós.

Aprender no convívio é a preparação para a liberdade, a quebra do círculo de nascimento e morte ao qual somos submetidos no universo, em nossa busca pelos caminhos Divinos manifestados em nosso crescimento. Quando nos desenvolvemos desta forma, rompemos grilhões e passamos a ser um com o UM Indivisível do Universo.