Prelúdio

O ser pelo ser?

Há indubitavelmente uma notória indagação.

Os rastros da existência permeiam a jornada humana. Onde antes era apenas um descalabro; uma vã incerteza que fatalmente corroí a alma, agora personifica-se como um presente bom. É preciso ter esperança! O futuro é uma criança que ainda não nasceu.

A verdade per se, é difícil de ser alcançada. E um retorno ao âmago do ser é imprudente, pois nunca se sabe o que irá encontrar. Surpresas absolutas e aterradoras podem ter quem curiosamente revirar o seu passado, às vezes é bom deixar o passado literalmente no passado. A nostalgia às memórias clássicas que temos retidas no pensamento, por vezes nos enchem de prazer e saudade, de uma doçura sem igual e um desejo ávido de retornar para o pretérito mundo em que habitamos outrora. Contudo nem sempre funciona assim! E há casos em que necessariamente temos enjoo e desprazer em relembrar fatos que já passaram. É melhor então sepultar? Esquecer? Fazer de conta que não foi com nós o fatídico acontecido? Mas, contudo é um fato consumado, e não há como modificá-lo. Pois eventos físicos no campo do macrocosmo não podem necessariamente serem alterados. É inevitável que fiquem presos no pretérito, mas nos assombram na forma de sensações e lembranças, sonhos e delírios conscientes. O que é importante a se fazer – buscar aprender com os erros cometidos, mantê-los na mente para ansiar não cometê-los mais. É uma boa alternativa, talvez a melhor a se tomar. É claro que mudar a postura é algo difícil, e toda a mudança gera desconforto, incômodo e uma sensação ruim internamente no cerne do espírito da pessoa. Mas, mudar é preciso!

Sentenças que nos trazem verdades absolutas devem ser questionadas, haja vista que as pessoas são naturalmente diferentes e reagem cada qual com seu juízo de valor em si. Contudo é obsequioso que alerte-se para uma dogmatização desnecessária e imprudente, que dite regras absolutas de como deve-se agir e até portar-se. Até porque não somos máquinas ou autômatos.

Há em todo o Ser uma pitada ardente de metafísica. Afinal somos humanos! E o espírito vivaz dentro de cada um, nos torna pessoas em comunhão com cada ser deste planeta e com o Cosmo, e enfim tudo o que nos envolve nesta aventura saborosa e instigante que é a existência.

A metafísica é algo inatingível, até porque está além do Universo físico que estamos inseridos. Contudo tateamos ela e realizamos especulações.

Daniel Marin RS
Enviado por Daniel Marin RS em 18/02/2024
Código do texto: T8001533
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.