A castidade pré-nupcial da Rita Pavone

 

De vez em quando deparo com umas abobrinhas afirmando sem provas que é impossível evitar o sexo, viver sem sexo, e por causa disso os padres deviam casar.

Isso é uma tolice, porque o ser humano é composto de corpo e alma e o normal, o certo, é que a alma dirija o corpo e não o contrário. É verdade, o instinto sexual é muito forte. Porém, dependendo da formação da pessoa, é fácil viver sem sexo. No caso dos sacerdotes católicos o celibato é extremamente útil, pois permite a dedicação total à obra de Deus sem as obrigações avassaladoras de uma família.

O Professor Felipe Aquino, missionário católico, já testemunhou que, com sua esposa, criou cinco filhos, mas se tivesse seguido a vida sacerdotal não conseguiria. É compreensível.

Embora o sexo seja em si santo, não é obrigatório. A grande Marie Curie só casou com Pierre porque encontrou nele uma alma gêmea na dedicação às descobertas científicas. E assim ela se tornou esposa e mãe, mas poderia ter ficado solteira a vida inteira, "casada" com a Ciência.

Num filme de 1950, "Espíritos indomitos", de Stanley Kramer, Marlon Brando, em sua estreia no cinema, interpreta um piloto de guerra que, gravemente ferido, perde o movimento das pernas, e a possibilidade de manter relações sexuais. Mas tinha uma noiva, que insistiu em casar, embora seus pais quisessem netos. Em suma, há pessoas que não fazem sexo porque não podem, e não morrem por causa disso.

Além do mais a razão maior do sexo é a perpetuação da espécie e não o prazer, embora este venha como uma espécie de recompensa.

Em seu livro autobiográfico "Nel mio piccolo... " a cantora e atriz Rita Pavone conta que casou virgem aos 22 anos, com seu descobridor, o empresário artístico e também cantor Teddy Reno, que tinha na época 41 anos e um filho de outro casamento.

Rita Pavone é oriunda de família católica, casou pela Igreja e permanece casada até hoje com o mesmo homem; geraram dois filhos.

Parece incrível que uma estrela internacional da música pop, ambiente extremamente vulnerável às trampolinagens, tenha se casado virgem. No livro, Rita Pavone diz que prometeu isso a sua mãe e cumpriu.

É confortador ver que há pessoas, mesmo no mundo moderno, que colocam o sexo no seu devido lugar, ou seja, a alma tendo controle sobre os desejos do corpo.

 

Imagens: em cima Marlon Brando e Teresa Wright contracenando em "Espíritos indomitos". Embaixo Rita Pavone com seu marido Teddy Reno.