Evasão escolar: um problema de todos!

Evasão escolar é quando um aluno deixa de frequentar a escola antes de concluí-la. Para Paulo Freire: “A evasão escolar é um problema que afeta a todos nós, pois compromete o futuro de nossos jovens e adolescentes.” Em síntese, quando uma pessoa deixa de estudar, tanto o indivíduo quanto a sociedade fracassam.

Em primeira análise, um dos motivos que levam discentes a abandonarem os estudos é a desigualdade social. Dados do PNUD e Firjam SESI comprovam esse fato: apenas 46% das pessoas mais pobres concluem o ensino básico.

Em segunda análise, a pesquisa também traz informações a respeito do quanto o Brasil perde por causa da desistência de quem não tem condições de concluir os estudos: R$135 milhões por ano. Em outras palavras: tanto o sujeito que não termina a escola quanto o país perdem.

Por tudo isso, o primeiro passo para a permanência dos estudantes nas instituições de ensino é oferecer-lhes as condições mínimas necessárias. Um exemplo é o Bolsa Escola: criado em 2001, o programa do governo federal dá dinheiro às famílias mais pobres com a condição de que as crianças e os adolescentes estudem. Outro passo é a sociedade engajar-se mais nos colégios, seja por meio de trabalho voluntário ou mesmo disseminando a ideia da importância da conclusão do ensino básico.

Escritor ao vento
Enviado por Escritor ao vento em 18/01/2024
Código do texto: T7979544
Classificação de conteúdo: seguro